Chuvas de monções atingem 2/3 da Índia antes do normal e devem acelerar plantios

MUMBAI (Reuters) – As chuvas de monções anuais da Índia cobriram dois terços do país quase duas semanas antes do calendário normal, disse nesta segunda-feira uma autoridade do departamento de meteorologia, acrescentando que as condições são favoráveis para um avanço ainda maior rumo às regiões norte e ocidentais do país nesta semana.
A chegada antecipada das chuvas de monções às regiões central e norte da Índia ajudará produtores a acelerar o plantio das safras de verão, como as de arroz, algodão e soja, e pode também dar impulso à produtividade agrícola.
“As monções já cobriram algumas partes de Punjab. Geralmente, elas chegam a Punjab na última semana de junho”, disse uma autoridade do Departamento Meteorológico da Índia (IMD, na sigla em inglês), que pediu para não ser identificado.
As chuvas de monções chegaram ao Estado de Kerala, no sul do país, em 3 de junho –isso normalmente ocorre em 1º de junho. Desde então, porém, avançaram de forma rápida.
Desde o início da temporada, as monções proporcionaram chuvas 25% acima do normal, em volume impulsionado pelas maiores precipitações na região central da Índia, mostraram dados compilados pelo IMD.
As chuvas de monções são cruciais para a economia de 2,7 trilhões de dólares da Índia, já que entregam cerca de 70% das precipitações necessárias pelo setor agrícola, além de reabastecer reservatórios e aquíferos.
0 comentário
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol
Preços do açúcar ampliam perdas nesta 3ªfeira (16) pressionados por petróleo em baixa
Moagem de cana-de-açúcar atinge 16 milhões de toneladas na segunda quinzena de novembro