Vietnã impõe tarifa antidumping de 47,64% sobre açúcar de origem tailandesa

Publicado em 16/06/2021 11:27 35 exibições
Compradores vietnamitas buscam origens alternativas de açúcar da ASEAN, segundo a S&P Global Platts

LOGO nalogo

​O governo do Vietnã decidiu impor uma tarifa antidumping de 47,64% sobre o açúcar de cana importado originário da Tailândia a partir de 16 de junho, segundo comunicado oficial emitido pelo Ministério da Indústria e Comércio do país. As informações são da S&P Global Platts.

A tarifa será válida pelos próximos cinco anos, segundo o comunicado.

Antes dessa atualização que unifica a alíquota para todos os tipos do adoçante, o Vietnã tinha definido em fevereiro uma tarifa de 33,88% para as importações de açúcar bruto e de 48,88% para o tipo refinado com validade de 90 dias.

Em 2020, o Vietnã deixou de cobrar impostos em um acordo da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). No acordo, o  açúcar da ASEAN deveria ter apenas um direito de 5%. Porém, um forte aumento nas importações de açúcar tailandês pressionou os preços e a produção doméstica.

Os embarques de açúcar da Tailândia para o Vietnã em todo o ano de 2020 foram de 1,26 milhão de toneladas, sobre 299,83 mil t no mesmo período de 2019.

Fontes do mercado disseram para a S&P que a movimentação no mercado pelo Vietnã abre caminho para que os compradores do país busquem açúcar de outras origens da ASEAN, incluindo Malásia e Indonésia.

Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário