Trading Czarnikow reduz previsão para produção de açúcar do Brasil com seca persistente

NOVA YORK (Reuters) - A estimativa de produção de açúcar do centro-sul do Brasil em 2021/22 foi revisada para 34,1 milhões de toneladas ante projeção de 35,6 milhões de toneladas divulgada em abril, já que a seca persistente prejudicou o desenvolvimento da cana, disse a trading Czarnikow nesta terça-feira.
De acordo com um relatório da companhia, os moinhos brasileiros poderão processar apenas 535 milhões de toneladas de cana nesta safra, o menor volume desde 2012. A estimativa anterior da Czarnikow era de uma moagem de 558 milhões de toneladas. O centro-sul do Brasil processou 605 milhões de toneladas em 2020/21.
A produção do etanol de cana deve recuar 12% ante a temporada anterior, para 24,4 bilhões de litros.
Czarnikow afirmou que as chuvas do centro-sul do Brasil, entre janeiro e junho, estão 43% abaixo que o normal, o que reduziu a produtividade agrícola dos campos de cana-de-açúcar em 12% até agora, para 69,8 toneladas por hectare.
"Nós devemos admitir que a quebra é maior que a esperada", disse a analista Ana Zancaner em relatório.
Além disso, Czarnikow disse que a menor produção irá levar o Brasil a uma redução na exportação de açúcar bruto.
(Por Marcelo Teixeira)
0 comentário
Açúcar encerra semana em baixa com perspectiva de excesso global de oferta
Vendas no Centro-Sul atingem 1,33 bilhão de litros nos primeiros quinze dias de janeiro
Exportações de açúcar fecham janeiro com queda de 27,2% no faturamento frente a 2025
Fixação de preço do açúcar do Brasil em NY atinge 38%, abaixo do ano anterior, diz Archer
Açúcar amplia perdas em NY e Londres com expectativa de excesso de oferta global
Centro-Sul deve impulsionar novo ciclo de excesso de oferta no mercado global de açúcar, avalia Hedgepoint