CNA discute padrões de identidade e qualidade de aguardente de cana e cachaça

Publicado em 27/07/2021 09:07

A Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na segunda (26), para discutir a análise da minuta de Portaria 339/2021, que dispõe sobre os padrões de identidade e qualidade de aguardente de cana e cachaça.

O encontro contou com a participação do presidente da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da CNA, Ênio Fernandes, do coordenador de Produção Agrícola da CNA, Maciel Silva, e da assessora técnica da CNA, Eduarda Lee Lima, além de produtores, representantes de federações estaduais e entidades do setor.

A minuta altera a Instrução Normativa da Cachaça (IN 13) – principal regulamento que estabelece os padrões de identidade e qualidade da cachaça – e encontra-se aberta para consulta pública até 13 de setembro, o Dia Nacional da Cachaça.

O objetivo da reunião foi debater o tema e dar andamento à elaboração de uma resposta conjunta a respeito da portaria. Segundo Eduarda, com as alterações sugeridas busca-se atualizar os marcos regulatórios de caracterização e fabricação de ambos produtos e garantir a competitividade com outros destilados, levando em consideração melhorias na fiscalização e preservação da saúde do consumidor.

“A discussão da portaria é de extrema importância para o setor. E como não poderia ser diferente, buscamos trabalhar com respaldo em estudos e laudos elaborados por especialistas do tema”, disse Ênio Fernandes.

A cachaça, símbolo nacional, possui selo de Indicação Geográfica, estabelecida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) desde 2001, através do Decreto 4.062.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário