Maior cooperativa agrícola do país, Coamo quer produzir etanol de milho
![]()
A Coamo Agroindustrial Cooperativa, tradicional cooperativa de grãos e maior do país, está em planejamento para a produção de etanol de milho até começo de 2022, segundo informação do jornal Folha de S. Paulo.
A cooperativa faz neste momento um estudo de viabilidade para a produção do combustível e espera aprovação em assembleia. Apesar da safra menor do cereal neste ano, os altos preços de comercialização têm compensado as perdas no campo.
Na temporada 2021/22, a Coamo espera receber 160 mil sacas de grãos, sendo pouco mais de 50 mil sacas de milho. Desse volume, apenas 2% a 3% vai para fabricação de ração, por isso a decisão de produzir etanol.
A Coamo, com sede em Campo Mourão, no estado do Paraná, está em uma região estratégica para a produção de etanol, pois não há usinas de cana-de-açúcar em algumas áreas da região Sul.
Para Airton Galinari, presidente-executivo da cooperativa, em entrevista para a Folha, é necessário cada vez mais agregar valor à produção e decisão pelo etanol de milho segue essa lógica. Atualmente, até 40% do trigo é processado pela Coamo para farinha.
1 comentário
Açúcar perde o suporte dos 14 cents em NY e renova mínimas; no Brasil, preço da saca tem maior queda real desde 2019
Açúcar fecha em baixa em NY e Londres e devolve ganhos da sessão anterior
São Martinho avalia que preço do açúcar deve reagir com maior "mix" de cana para etanol
Açúcar/Cepea: Média da parcial de fevereiro é a menor desde setembro/19
Etanol/Cepea: Indicador do hidratado inicia fevereiro em queda
Primeira semana de fevereiro tem média diária de exportação de açúcar 67,1% superior à de 2025
Edmilson Lima Pompeu Maringá - PR
Só uma correção: o volume de grãos deve ser de 160 mil toneladas e 50 mil toneladas de milho. A Coamo é a maior cooperativa do pais mas não tão grande assim.