HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Geadas incomuns no Brasil afetam a produção de açúcar

Publicado em 04/08/2021 09:52 e atualizado em 04/08/2021 11:28

Logotipo Reuters

Por Nayara Figueiredo e Marcelo Teixeira

SÃO PAULO / NOVA YORK, 3 de agosto (Reuters) - A produção de açúcar no Brasil, maior produtor e exportador mundial, deve cair - e pode sofrer também no ano que vem - após três eventos de geada atingirem as lavouras na região Centro-Sul do país em junho e julho, disseram analistas de mercado na terça-feira (03) .

O Brasil foi atingido por um inverno excepcionalmente rigoroso este ano, com as temperaturas caindo a níveis congelantes por vários dias, prejudicando as safras de milho, café e cana-de-açúcar. A geada veio na sequência de uma das piores secas do país em décadas, que também atingiu fortemente a indústria agrícola do país.

A StoneX reduziu sua projeção para a produção de açúcar do Centro-Sul (CS) do Brasil para 34,6 milhões de toneladas na safra atual, ante uma projeção em maio de 35,7 milhões de toneladas e 10% abaixo do volume recorde da temporada passada de 38,4 milhões de toneladas.

O trader asiático de commodities Wilmar, um dos maiores comerciantes de açúcar do mundo, também reduziu sua estimativa para a produção do Brasil na terça-feira, dizendo que espera apenas cerca de 28 milhões de toneladas de açúcar em 2021/22 devido aos grandes danos aos campos de cana-de-açúcar.

Os preços dispararam com a perda de safra esperada. Os futuros do açúcar em Nova York estiveram perto dos maiores níveis em quatro anos na semana passada.

Karim Salamon, chefe de análise da Wilmar Sugar, disse que as geadas generalizadas resultarão em rendimentos agrícolas mais baixos, levando a um esmagamento da cana de cerca de 490-500 milhões de toneladas. O CS do Brasil esmagou 605 milhões de toneladas na última temporada.

A StoneX também espera que o esmagamento total da cana caia, mas não tanto, em 541 milhões de toneladas, abaixo de sua visão anterior de 568 milhões de toneladas.

A consultoria disse que não descarta novos cortes em suas projeções, uma vez que a extensão total dos danos às lavouras decorrentes das três ondas de geadas que atingiram o Brasil ainda está sendo avaliada.

A StoneX agora vê o balanço global da oferta de açúcar de 2021/22 oscilando para um déficit de 1 milhão de toneladas, de um superávit de 1,7 milhão de toneladas visto em maio.

A Wilmar disse que a próxima safra de açúcar do Brasil provavelmente sofrerá também.

“Os caules de cana novos podem ser muito suscetíveis aos danos causados ??pela geada”, disse Salamon. “Isso se soma ao impacto da redução do replantio resultante das recentes secas”.

(Reportagem de Nayara Figueiredo e Marcelo Teixeira; Edição de David Gaffen e Alistair Bell)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário