Indicador Cepea do açúcar subiu ao maior nível nominal da série histórica no final de julho

Publicado em 04/08/2021 11:16

Logotipo Notícias Agrícolas

Após ligeira queda no início de julho, os preços médios do açúcar cristal voltaram a subir no mercado físico de São Paulo na segunda quinzena do mês, atingindo o maior patamar nominal da série histórica do Índice do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea, da Esalq/USP), a R$ 117,99 a saca de 50 quilos em 29 de julho. A série foi iniciada em 2003.

“A tendência de alta dos preços, que prevalece nesta safra 2021/22 de açúcar do Brasil, está em grande parte ligada à baixa oferta disponível no mercado interno por conta da quebra de safra, reflexo do mau tempo que atingiu as lavouras de cana-de-açúcar no Brasil”, disse o centro.

Antes mesmo do início da safra atual 2021/22, os agentes do mercado de açúcar previam que a produtividade da lavoura da cana-de-açúcar caísse no Centro-Sul do Brasil em função do clima seco do ano passado. No entanto, essa queda pode ser pior, considerando as baixas temperaturas e as geadas que atingiram as lavouras no final de julho.

O período de produção também pode ser menor neste ano, já que algumas usinas estão programando o fim da moagem para outubro. O volume de açúcar cristal comercializado em meados de julho foi baixo, mas no final do mês a liquidez aumentou e volumes maiores foram vendidos, segundo apuração do realizada pelo Cepea.

No exterior, os preços do açúcar demerara também foram influenciados pelas condições climáticas do Centro-Sul do Brasil. A forte alta dos preços do petróleo também influenciou a valorização do açúcar, pois pode estimular o aumento da produção de etanol e a redução da de açúcar nas usinas brasileiras - tornando o biocombustível mais competitivo que a gasolina.

“No médio prazo, os agentes de mercado esperam que os preços do açúcar demerara continuem em alta, devido à queda na produtividade da lavoura da cana-de-açúcar no Brasil”, projeta o Cepea.

Entre 30 de junho e 30 de julho, o Índice Cepea/Esalq do açúcar cristal ficou em R$ 116,40 a saca, com um ligeiro aumento de 0,03% sobre junho, e 14,45% superior ao de um ano atrás - valores foram deflacionados pelo IGP-DI de junho/20.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário