Usinas indianas se preparam para produzir açúcar bruto para exportação com alta dos preços globais

Publicado em 16/08/2021 13:30 e atualizado em 16/08/2021 14:05

Logotipo Reuters

MUMBAI, 16 de agosto (Reuters) - As usinas indianas planejam produzir maior quantidade de açúcar bruto no início da nova temporada de comercialização a partir de 1º de outubro, já que uma alta dos preços globais em altas de 4 anos deve aumentar a demanda pelas chamadas matérias-primas estrangeiras, disseram seis funcionários de indústrias à Reuters.

As usinas indianas tradicionalmente produzem açúcar branco para consumo local e fazem pequenas quantidades de açúcar bruto para exportação.

Porém, o potencial aperto na oferta nos mercados mundiais no trimestre até dezembro, depois que secas e geadas atingiram a safra de cana-de-açúcar no principal exportador, o Brasil, levou as usinas indianas a planejarem a produção de açúcar bruto para vendas ao exterior.

"Estamos planejando começar a temporada com açúcar bruto, já que é mais fácil exportar do que açúcar branco. Os preços também são atraentes e devem permanecer firmes", disse BB Thombare, presidente da West Indian Sugar Mills Association.

As exportações da Índia podem limitar os preços globais e ajudar a aumentar o fornecimento na Ásia, já que o maior exportador do mundo, o Brasil, provavelmente terá uma safra menor do que no ano passado.

As usinas fecharam a exportação de cerca de 725 mil toneladas de açúcar bruto e 75 mil toneladas de açúcar branco para embarque de novembro a janeiro, disseram negociadores.

No entanto, embora muitas usinas no estado ocidental de Maharashtra tenham decidido produzir açúcar bruto para exportação, elas não o estão vendendo antecipadamente na expectativa de que os preços subam ainda mais no exterior, disse um comerciante de Mumbai de uma firma comercial global.

"As usinas querem vender no mercado à vista em vez de assinar contratos antecipados", disse ele.

Os exportadores estão dispostos a comprar açúcar bruto por cerca de 32 mil rúpias (US$ 431) por tonelada das usinas, mas os produtores não estão prontos para vender, disse Praful Vithalani, presidente da All India Sugar Trade Association (AISTA).

A Índia pode exportar pelo menos 6 milhões de toneladas de açúcar em 2021/22, em comparação com 7,1 milhões de toneladas no ano atual, disse Vithalani.

A forte demanda de exportação também elevou os preços locais do açúcar em 10% desde meados de julho, atingindo o nível mais alto em quase quatro anos.

(Reportagem de Rajendra Jadhav; Edição de Emelia Sithole-Matarise)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário