Energia renovável potencializa produção industrial no Brasil

Publicado em 19/08/2021 13:34

“Temos todas as condições de deslocar o centro gravitacional da produção industrial do mundo para o Brasil. Aqui nós temos inúmeras rotas energéticas disponíveis que não são concorrentes, pelo contrário, são complementares. Nenhum lugar no mundo tem tanta condição de trabalhar isso, de fazer a oferta energética sustentável como o nosso país tem”, afirmou o presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Evandro Gussi, durante seminário promovido pela Frente Parlamentar de Energia Renovável (FER), nesta quarta-feira (18), em Brasília.

O evento teve como objetivo debater o potencial de geração de energia elétrica renovável e a importância do biogás e do biometano para descarbonização da matriz energética.

Durante o seminário, o Presidente da FER, deputado Danilo Forte, reforçou a importância de avanços e modernização na regulação para o setor energético nacional e que está elaborando um Novo Marco Legal para concentrar os principais pleitos do setor no Congresso Nacional. “Atravessamos uma crise energética e precisamos, como representantes do poder legislativo, de uma proposta clara de regulação”, disse o parlamentar.

O presidente da Frente Parlamentar do Setor Sucroenergético, deputado Arnaldo Jardim, destacou a importância do evento para transformar o biogás em uma realidade cada vez maior e presente no território nacional. “O biogás pode contribuir para diversificação da matriz e para a sustentabilidade da segurança energética”, reforçou.

Segundo o presidente da Associação Brasileira do Biogás (Abiogás), Alessandro Gardemann, a iniciativa ressalta uma visão de futuro descarbonizada, competitiva e aproveitando a eficiência e o potencial que o agronegócio tem. “O Brasil fez um trabalho enorme na criação de uma matriz energética renovável e chegou a hora de fontes renováveis despacháveis. Temos certeza absoluta de que o biogás é parte dessa solução”, afirmou.

Para o diretor executivo da Associação de Indústria de Cogeração de Energia (Cogen), Newton Duarte, o biogás deverá se tornar mais um elemento importante para o setor sucroenergético. “Desnecessário dizer a importância das energias renováveis. Nós somos privilegiados, seja energeticamente, seja eletricamente, e o biogás dará uma contribuição adicional importantíssima. Além de açúcar, etanol e bioeletricidade, o biogás se tornará um elemento chave para o setor de açúcar e etanol, essa indústria tão importante.

O seminário foi realizado com apoio da UNICA, da Abiogás e da Cogen, e também contou com a participação do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Sergio Souza; do presidente do Instituto Pensar Agro (IPA), Nilson Leitão; do presidente da Frente Parlamentar da Bioeconomia, deputado Paulo Ganime; do diretor geral da Aneel, André Pepitone; do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Barral; do Secretário de  Política Energética do Ministério de Minas e Energia, Paulo Cesar Domingues; do Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França; do coordenador geral de etanol do MME, Marlon Arraes; da Coordenadora Geral de Fiscalização de Regimes Automotivos na Ministério da Economia, Margarete Gandini e do coordenador geral de Agregação de Valor do Ministério da Agricultura, Gustavo Goretti.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
UNICA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário