Usinas indianas suspendem assinatura de novos acordos de exportação de açúcar com alta nos preços locais

Publicado em 20/09/2021 09:57

Logotipo Reuters

MUMBAI (Reuters) - As usinas indianas estão adiando a assinatura de novos contratos de exportação de açúcar para a próxima temporada, já que a alta dos preços domésticos com máximas de quatro anos aumentou a diferença entre as cotações locais e globais, disseram autoridades do setor à Reuters.

“As usinas não estão assinando contratos de exportação, pois estão obtendo preços muito mais altos no mercado local”, disse Prakash Naiknavare, diretor-gerente da Federação Nacional de Fábricas Cooperativas de Açúcar Ltda.

Embarques mais baixos da Índia podem sustentar os preços globais, uma vez que os fornecimentos do maior produtor, o Brasil, devem cair, e os comerciantes estão apostando na Índia para compensar o déficit.

Depois de embarcar um recorde de 7,5 milhões de toneladas de açúcar na atual temporada, as usinas indianas já assinaram contratos para exportar 1,2 milhão de toneladas na campanha de comercialização de 2021/2022, que começa em 1º de outubro.

A maior parte desses acordos foi assinada em agosto, mas um aumento nos preços domésticos desde então cortou os novos contratos a quase a zero, disseram os negociantes.

“Até o mês passado, as usinas estavam interessadas nas exportações, já que os preços locais e globais estavam no mesmo nível. Depois que os preços locais dispararam, o interesse deles diminuiu”, disse um revendedor de Mumbai de uma empresa de comércio global, que não quis ser identificado devido à política da empresa.

Os preços locais subiram 13% em dois meses para 36.900 rúpias (US$ 500,39) por tonelada, o maior desde novembro de 2017, depois que as exportações dispararam na safra atual e a economia se recuperou da crise da Covid-19.

Os exportadores estavam oferecendo às usinas até 31.5000 rúpias e 32.000 rúpias para açúcar bruto e branco, respectivamente.

As usinas não estão interessadas em exportar açúcar com desconto em relação aos preços locais, já que o governo suspendeu um subsídio à exportação em vigor nos últimos três anos, disse outro comerciante de Mumbai com uma trading global.

“As usinas estão esperando que os preços globais se recuperem e que o governo de Uttar Pradesh anuncie o preço da cana”, disse o comerciante.

O maior estado produtor de açúcar da Índia deve anunciar seu preço recomendado para a cana-de-açúcar - o preço obrigatório que as usinas devem pagar aos produtores - nas próximas semanas. Com as eleições se aproximando, é provável que seja elevado, disse o comerciante.

Os preços globais do açúcar bruto precisam subir acima de 21 centavos por libra-peso para viabilizar novamente as exportações da Índia ou o governo precisará mais uma vez tornar obrigatório para as usinas exportar uma certa quantidade de sua produção, disse um trader de Nova Delhi.

Naiknavare disse que, apesar da desaceleração atual, a Índia pode exportar mais de 5 milhões de toneladas na nova temporada.

“Nos próximos meses, os preços globais subiriam com a redução das exportações da Índia, enquanto os preços locais seriam corrigidos com o fornecimento da nova temporada. Isso viabilizaria as exportações”, disse.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário