Dia de Campo apresenta resultados da cana resistente à broca e ao glifosato

Publicado em 20/09/2021 11:33

A Embrapa Agroenergia promoverá no dia 23 de setembro, a partir das 14h, em sua sede localizada em Brasília – DF, o 2º Encontro InovAR – Diálogos de Inovação Tecnologia, desta vez em formato de Dia de Campo presencial, seguindo todos os protocolos de segurança, para demonstrar os resultados obtidos com a cana-de-açúcar geneticamente modificada resistente à broca e ao herbicida glifosato. Confirmaram presença no Dia de Campo as empresas Tereos, COFCO, RIDESA, IAC, CTC, NovAg Agrícola e Adecoagro, além de unidades da Embrapa que trabalham com o tema. 

A cultivar BRS3280BtRR foi desenvolvida em parceria com a PangeiaBiotech e apoio da Embrapii e do Sabrae. A variedade foi testada em casa-de-vegetação e em campo experimental da Embrapa por quatro anos e comprovou resistência à aplicação de pelo menos quatro vezes a dosagem comercial do herbicida e à intensa infestação com larvas da broca-da-cana.

A tecnologia utilizada foi a inserção, no DNA da planta, de dois genes de resistência com modos de ação diferentes para ampliar a proteção da cana contra a broca (Diatraea saccharalis), doença que causa prejuízos da ordem de R$5 bilhões a cada safra e está presente em todas as áreas de cultivo no Brasil. Com isso, a planta passou a expressar duas proteínas bioinseticidas em toda a sua extensão, se tornando tóxica para insetos suscetíveis, porém inócuas para organismos benéficos.  Já a tolerância ao herbicida glifosato foi obtida com a introdução do gene epsps, que confere resistência ao herbicida glifosato, uma vantagem “extra” agregada à tecnologia para facilitar o manejo de plantas daninhas no campo. 

O pesquisador da Embrapa Agroenergia Hugo Molinari, líder da pesquisa, explica que a dupla transgenia dificulta a quebra da resistência, otimizando o controle da broca-da-cana feito por via química ou biológica. 

“Os benefícios da nova tecnologia incluem, além da proteção do cultivo, economia no custo de aplicação de inseticidas e herbicidas, maior eficiência do controle e menor número de operações agrícolas”, explica o cientistas líder da PangeiaBiotech, Paulo De Lucca. O resultado final é o que deseja todo produtor: diminuição do custo de produção por tonelada e aumento da produtividade. 

A cana BtRR está sendo avaliada para uma Liberação Planejada no Meio Ambiente (LPMA), autorizada pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) no Pólo Experimental da Embrapa Agroenergia, em Brasília – DF. Ainda em 2021, o ensaio será ampliado para quatro novas áreas também autorizadas pela CTNBio.

Tecnologia NIR para Cana

O Dia de Campo INOVAR também irá apresentar a tecnologia NIR portátil para avaliação rápida de parâmetros relacionados à produtividade da cana, desenvolvida pela empresa Spectral Solutions. Da sigla em inglês Near-Infrared Specstroscopy (NIR), a tecnologia permite uma análise de fenotipagem química rápida da cana-de-açúcar e a obtenção de informações como Pol, Brix, Fibra, pagamento de cana por teor de sacarose (PCTS), entre outros. Os resultados podem auxiliar os produtores a prever qual será a produtividade de forma instantânea, em menos de um minuto.  

A PangeiaBiotech

A startup PangeiaBiotech Pesquisa e Desenvolvimento Ltda. é uma empresa que surgiu no parque tecnológico da Universidade Estadual de Campinhas – Unicamp. Desde 2015, presta serviço em transformação genética em cana com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, a FAPESP. Foi fundada pelo agrônomo Paulo Cezar de Lucca, com experiência em transformação de plantas desde 1998 e 13 anos de atuação em grandes empresas privadas. A Pangeia já produziu para pesquisadores de universidades, empresas públicas e privadas mais de 170 tipos de cana geneticamente modificadas. 

Parcerias com a Embrapa Agroenergia 

A Embrapa Agroenergia e a PangeiaBiotech buscam por empresas parceiras para colocar a nova variedade de cana BtRR no mercado. Os pesquisadores procuram interessados no licenciamento da tecnologia para inserção do ativo em variedades comerciais já existentes, ou para o codesenvolvimento para as etapas de desregulamentação do evento transgênico, que inclui a realização de ensaios de biossegurança para organismos geneticamente modificados, etapa obrigatória antes do lançamento comercial da variedade. Saiba como fazer parceria na página da Unidade.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Embrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário