Vendas de etanol anidro pelas usinas de SP saltam quase 18% no spot e 23% por meio de contratos em 21/22, diz Cepea
![]()
As vendas de etanol anidro no acumulado da safra 2021/22 (abril-março), até agosto, pelas usinas de São Paulo tiveram um salto de 17,9% ante a temporada anterior no mercado spot e de 23% na fixação de contratos, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea, da Esalq/USP).
O etanol anidro é utilizado na gasolina comum do Brasil em uma mistura estipulada de 27%.
Enquanto isso, as vendas de etanol hidratado, àquele que é vendido diretamente nas bombas dos postos do Brasil, estão 15,5% menores no período, considerando os dois mercados. "A menor competitividade do etanol hidratado em relação à gasolina C é um dos principais motivos para essa queda", destacou o centro.
Há algumas semanas, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a competitividade do etanol sobre a gasolina está acima dos 70% em todo o país, margem considerada viável economicamente no comparativo entre os dois combustíveis.
Acompanhando a safra brasileira menor de cana-de-açúcar e outros fatores, a menos de dois meses do fim da moagem da safra 2021/22 , os preços do etanol anidro e hidratado continuam subindo no Centro-Sul do Brasil. Inclusive, com temores para a entressafra que será mais longa.
"Teoricamente, está se encerrando o período de grande volume de processamento (pico da safra), mas a safra 2021/22 certamente será mais curta do que nos anos anteriores. Espera-se que as condições climáticas e a consequente redução da oferta de etanol influenciem os resultados da safra atual", pontua o Cepea.
0 comentário
Mercado do açúcar sobe mais de 1% nesta sexta-feira (19)
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol
Preços do açúcar ampliam perdas nesta 3ªfeira (16) pressionados por petróleo em baixa