Fontes de geração de energia renováveis são o futuro da matriz energética no Brasil

Publicado em 14/10/2021 08:45
Bioenergia é destaque neste cenário, segundo a CPFL Soluções, parceira da FENASUCRO & AGROCANA em ações para difundir informações, tendências e soluções

As fontes renováveis de energia são a resposta para um futuro mais sustentável e agregam valor às marcas. Neste cenário, a bioenergia se destaca como solução para reduzir as emissões dos gases de efeito estufa. Segundo a CPFL Soluções, a geração de energia da biomassa possui grande potencial a ser explorado no Brasil e, por isso, a FENASUCRO & AGROCANA anuncia parceria com a empresa, promovendo uma série de ações sobre o tema.

Potencial da cogeração

A comercialização de energia tem evoluído como adicional de receita e competitividade para as usinas que já comercializam energia no mercado livre. Assim, a energia passou a figurar como importante produto do setor nos últimos anos. Segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), são 245 usinas que cogeram energia no Brasil, de um total de 366 unidades.

Ainda segundo a UNICA, de janeiro até agosto de 2021, a adição da bioeletricidade à rede foi de 17,4 mil GWh, o que representa atender o consumo anual de 9 milhões de unidades residenciais ou 23% da geração de todo ano de 2020 da Usina Itaipu. "A biomassa tem grande oportunidade, principalmente no cenário que vivemos por conta do potencial de estoque para a geração da energia a partir desse material", diz Flavio Souza, diretor comercial da CPFL Soluções, que é uma das maiores comercializadoras de energia renovável do Brasil. A empresa atua no desenvolvimento e oferta de soluções em energia, prestando assessoria e criando infraestrutura para escoar a energia gerada para a rede.

Para Flavio, por conta dessa característica, o potencial das usinas é grande no mercado de energia. "A CPFL Soluções também é um grande cliente do setor sucroenergético. Porque, em um período de extrema escassez de água que nós estamos, precisamos muito do apoio das usinas de cana-de-açúcar. Porque elas fazem a geração e a gente compra essa energia que, originalmente seria das hidrelétricas. Então, hora nós somos clientes e hora, fornecedores", explica Flavio. Ele ainda destaca que a parceria da CPFL com o setor existe há mais de 35 anos.

Ainda segundo a UNICA, hoje, as usinas possuem potencial técnico para produzir até 148 mil GWh, mas aproveitam apenas 15%. Com o aproveitamento pleno da biomassa presente nos canaviais, a bioeletricidade teria capacidade para atender mais de 30% do consumo de energia no Sistema Integrado Nacional (SIN).

Por outro lado, estimulada pelo RenovaBio e por um ambiente de negócios favorável, a bioeletricidade na rede tem potencial para crescer 55% até 2030, segundo estimativa da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). "Por conta do potencial do setor, o leque da CPFL soluções aumentou nos últimos anos. Então, a gente se sente confortável em colocar para o mercado que nós temos condições de ser o parceiro de energia para o cliente, porque conseguimos auxiliar em termos de gestão, infraestrutura, conteúdo regulatório e previsibilidade, por exemplo", diz Flavio. Nesse sentido, a empresa oferece soluções como a compra da energia das usinas, instalação e manutenção de sistemas de transmissão, redes de distribuição e cabines de medição, além da conexão de geração até a concessionaria de energia.

Parceria

Para demonstrar todo o potencial do setor e apresentar soluções, a FENASUCRO & AGROCANA e a CPFL Soluções firmaram uma parceria para destacar a geração de energia a partir da biomassa da cana. "A cogeração energética é essencial e com o risco de uma crise de energia nacional, o setor sucroenergético se apresenta como alternativa. Para trazermos luz aos importantes assuntos do setor, criamos a plataforma FENASUCRO & AGROCANA TRENDS para ser um canal de conteúdo de qualidade, acessível a qualquer profissional e técnico da nossa indústria. Com os nossos parceiros, como a CPFL Soluções, mantemos a interação e geração de conhecimento junto à comunidade bioenergética ativa durante o ano todo", afirma o diretor da feira, Paulo Montabone.

Entre as ações da parceria estão a geração de conteúdos por meio de webinares e do podcast Energia Que Fala Com Você, mantendo toda cadeia produtiva de bioenergia conectada e atualizada. O podcast pode ser acompanhado pelo link: https://www.fenasucro.com.br/pt-br/fenasucro-agrocana-trends/podcast.html .

Em 4 de novembro, a CPFL Soluções apresenta seu mais novo webinar em parceria com a FENASUCRO & AGROCANA TRENDS falando sobre o tema "Como as indústrias estão inovando seus processos de geração e gestão de energia com mais eficiência, sustentabilidade e competitividade", com a presença de grandes executivos e influenciadores do mercado para debater esse importante tema. As inscrições serão abertas na segunda quinzena de outubro, mas os interessados já podem se inscrever na plataforma pelo link - https://na.eventscloud.com/ereg/modifyreg.php?eventid=616451&mr=false, para serem avisados sobre o webinar.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
FENASUCRO & AGROCANA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário