Cana: Safra 22/23 do Centro-Sul tem melhores expectativas, mas ainda carregará impactos de 2021
![]()
A safra 2022/23 (abril-março) de cana-de-açúcar do Centro-Sul do Brasil tem melhores expectativas de produtividade diante de um clima mais favorável ao desenvolvimento das plantações, segundo destaca a consultoria Itaú BBA. Porém, a nova temporada ainda deve carregar os impactos de 2021.
"Neste momento as estimativas de bons volumes de precipitação para os próximos meses indicam recuperação do canavial para a safra vindoura, porém ainda carregando parte dos impactos climáticos de 2021", destacou em relatório o Itaú BBA.
A moagem de cana da safra 2021/22 no Centro-Sul do Brasil está praticamente finalizada, inclusive até mais rápido do que em outros anos em decorrência dos impactos climáticos sobre os canaviais. A temporada foi marcada por seca histórica, geadas seguidas e registros de incêndios nos últimos meses.
"A região do Centro Sul do Brasil finalizará a safra de cana de açúcar tendo menos impacto nos preços internacionais no curto prazo", completa a consultoria. Com a finalização dos trabalhos no Brasil, os olhares se voltam para a safra de açúcar dos países do Hemisfério Norte.
ETANOL
No caso do etanol no Brasil, o direcionador de preços deverá seguir sendo a gasolina, com os preços externos do petróleo, além da entressafra maior neste ano.
"... Os preços do biocombustível e da gasolina C tendem a seguir altos nos próximos meses. Os últimos aumentos das cotações nas usinas e nas refinarias já chegaram aos postos de combustíveis e podem impactar na redução da demanda", disse a consultoria.
0 comentário
Açúcar reage nas bolsas após projeção de déficit global saltar para 6,3 milhões de toneladas
Conferência Internacional DATAGRO reúne líderes do setor para debater futuro do açúcar, etanol e biocombustíveis
Brasil pode responder por 73% das exportações globais de açúcar bruto e ampliar protagonismo em 2027
Com expectativa de mix mais alcooleiro, moagem da safra de cana 2026-2027 do Norte-Nordeste atinge 16,7% do previsto
Déficit no mercado global de açúcar deve crescer acentuadamente, diz analista
Açúcar/Cepea: Menor oferta e alta externa impulsionam preços do cristal