Açúcar bruto deve atingir faixa de 18-20 centavos/lb em 2022, diz StoneX

Publicado em 09/12/2021 14:07 e atualizado em 09/12/2021 14:52

Logotipo Reuters

NOVA YORK (Reuters) – Os preços do açúcar bruto na ICE devem ficar na faixa de 18 a 20 centavos de dólar por libra-peso em 2022, estimou a corretora StoneX nesta quarta-feira, dizendo que uma produção maior de países importantes e uma demanda menos urgente limitariam o lado positivo.

Apesar de projetar um terceiro déficit global consecutivo de oferta na temporada 2021/22, que vai de outubro a setembro, em 1,8 milhão de toneladas, a corretora disse durante um seminário de perspectivas, organizado pela Sugaronline, que uma maior produção na Índia, Europa e Tailândia, e melhores perspectivas para a nova temporada brasileira limitariam os preços.

A expectativa de que os preços da energia continuem elevados no próximo ano, porém, deve dar sustentação a um preço de 18 centavos de dólar por libra-peso, patamar em que as usinas brasileiras podem começar a desviar parte da safra de cana-de-açúcar para produzir mais etanol e menos açúcar.

Bruno Lima, chefe de açúcar e etanol da StoneX, espera que o mercado fique bloqueado no próximo ano entre as exportações de açúcar da Índia, o que limitaria a alta, e as vendas de etanol no Brasil, que evitariam uma queda abaixo de 18 centavos de dólar.

“Muita gente acha que a Índia chegaria ao mercado de exportação com preços em torno de 21 centavos de dólar. Achamos que o país exportaria a (preços) mais baixos do que isso”, disse Lima, acrescentando que o sucesso da safra no país asiático pressiona os preços domésticos do açúcar.

O analista também disse que a região Centro-Sul do Brasil provavelmente terá uma produção melhor em 2022/23 do que o inicialmente esperado. A StoneX vê a produção de cana naquela região se recuperando para cerca de 565 milhões de toneladas, ante 530 milhões de toneladas em 2021/22.

“As chuvas melhoraram muito a umidade do solo”, disse ele, referindo-se às condições da região Centro-Sul, que sofreu forte seca em meados de 2021.

(Por Marcelo Teixeira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário