Safra 21/22 de cana deve ter menor moagem das últimas 10 temporadas, projeta Unica
![]()
A safra 2021/22 de cana-de-açúcar do Centro-Sul do Brasil deve ser finalizada com a menor moagem das últimas 10 temporadas, em 525 milhões de toneladas, segundo estimativas da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (16).
O volume na temporada, que ainda está em andamento, mas com poucas unidades, aponta para uma queda de 13,3% ante o ciclo anterior. Caso confirmadas as 525 milhões de t projetadas de moagem ao final da safra, em março de 2022, esse seria o menor volume desde 2011/12 (492 milhões de t).
A atual temporada foi fortemente impactada pelas condições climáticas na principal região produtora do Brasil.
“No âmbito da oferta, a lavoura foi impactada pelas geadas e pela seca histórica. Apesar dessa condição, o setor se mostrou resiliente e está conseguindo atender de forma satisfatória a demanda por biocombustível”, destaca o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues.
Na safra 2021/22, a Unica estima que o país tenha uma produção de 32,04 milhões de t de açúcar, uma queda de 16,7% ante a temporada anterior. O etanol total (milho e cana) deve totalizar 27,71 bilhões de litros, quase 9% menor ante a temporada anterior.
O ATR é estimado em 142,75 kg/t. A Unica estima que 55,13% da cana-de-açúcar processada na atual safra será destinada à produção de etanol, contra os 53,93% observados no ciclo anterior.
Mercado de açúcar e de etanol
Desde o início do ano até 1º de dezembro, o Brasil exportou 25 milhões de toneladas de açúcar, com geração de divisas totalizando US$ 8,43 bilhões. Os principais destinos do adoçante brasileiro foram: China (15,9%), Argélia (8,4%) e Bangladesh (6,8%).
No mercado interno, a comercialização de açúcar no mesmo período alcançou 7,9 milhões de toneladas, registrando redução de 4,54%.
No mercado de combustíveis, as vendas de etanol hidratado alcançaram 15,5 bilhões de litros de janeiro até 1º de dezembro de 2021 – queda de 10,8% na comparação com o volume comercializado no mesmo período do ano anterior.
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY