ANP passa a exigir dados diários de estoques de produtoras, armazenadoras e distribuidoras de combustíveis

Publicado em 17/02/2022 15:48
Antes, esses dados eram enviados à ANP com uma frequência mensal e defasagem de 15 dias perante o mês de referência

Logotipo Notícias Agrícolas

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou na quarta-feira (16) uma resolução em que produtoras, armazenadoras e distribuidoras de combustíveis devem enviar dados diários de estoques de combustíveis, segundo reporta da consultoria Agrinvest.

Antes, esses dados eram enviados à ANP com uma frequência mensal e defasagem de 15 dias perante o mês de referência.

As solicitações valem para a gasolina A, gasolina C (com adição de etanol anidro, vendida nos postos), GLP (gás de cozinha), óleo diesel A, óleo diesel B (com adição de biodiesel, vendido nos postos), óleo diesel marítimo, etanol hidratado (vendido nos postos), etanol anidro, biodiesel, óleo combustível, querosene de aviação (QAV) e gasolina de aviação (GAV).

"A ANP busca consolidar sua legislatura de supervisão de combustíveis para todo território nacional, sendo que a Petrobras realizou a venda de parte do seu refino para iniciativa privada – deixando o modelo antigo de reportes defasado visto que a companhia estatal era a única a produzir derivados no país e centralizava essa divulgação de dados", disse a consultoria.

A proposta da ANP tem como base a Lei nº 9.478/97 (Lei do Petróleo) que estabelece, como uma das atribuições da Agência, a garantia do suprimento de petróleo, gás natural e seus derivados, e de biocombustíveis, em todo o território nacional. A Resolução CNPE nº 12/2020 atribui à Agência a função de estruturar ferramentas que contemplem dados e informações, em tempo real ou outra periodicidade aplicável, das atividades econômicas relacionadas ao abastecimento nacional de combustíveis.  

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário