Rússia enfrenta aumento dos preços do açúcar e escassez, já que traders desviam embarques

Publicado em 05/04/2022 12:01

Logotipo Reuters

By Maytaal Angel

(Reuters) - Traders de commodities começaram a desviar os embarques de açúcar da Rússia, segundo fontes do setor e dados de transporte, uma medida destinada a aumentar ainda mais a alta dos preços domésticos e aumentar a pressão sobre o governo russo para esfriar a inflação de alimentos.

A Rússia precisava de importações de açúcar este ano após dois déficits sucessivos na safra de beterraba, e a interrupção dos embarques resultará em déficits, já que o país luta contra a compra de açúcar e outros produtos básicos, disseram especialistas do setor.

O açúcar é amplamente utilizado na Rússia, inclusive para preservação de frutas e fabricação de vodka.

Muitos russos estão estocando o adoçante e outros produtos básicos depois que sanções ocidentais sem precedentes foram impostas a Moscou, após a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro, e atingiram o rublo e elevaram os preços dos alimentos.

A vice-primeira-ministra da Rússia, Viktoria Abramchenko, disse à TV estatal Rossiya 1 na quarta-feira que o país tem estoques de açúcar suficientes para atender à demanda antes que a nova safra de beterraba chegue em setembro.

Mas os dados da indústria apontam para um aperto dado que as duas últimas safras de açúcar da Rússia ficaram abaixo das 6 milhões de toneladas necessárias. Esse aperto só será exacerbado, dizem os especialistas, se os embarques de açúcar para a Rússia continuarem restritos.

"É difícil", disse um executivo de uma das maiores casas de comércio de softs commodities do mundo. Ele disse que, mesmo que um cliente use um banco russo não sancionado, a depreciação do rublo tornou o comércio proibitivamente caro, com as seguradoras aumentando os prêmios para os navios que vão para o Mar Negro.

Duas fontes do setor disseram à Reuters que a trading Sucden recentemente desviou dois carregamentos de açúcar bruto sul-americano com destino à Rússia. A Sucden se recusou a comentar.

As fontes não deram mais detalhes, mas dados da indústria mostram que um navio chamado Osiris, fretado pela Sucden com 43 mil toneladas de açúcar bruto brasileiro originalmente destinado à Rússia, está atualmente indo para a baía de Vatika, na Grécia.

Outro navio chamado Argyroula, fretado pela Sucden com 33 mil toneladas de açúcar bruto mexicano originalmente destinado à Rússia, agora está indo para Riga, na Letônia.

A trader Louis Dreyfus Company disse à Reuters que seu navio Pu Lan Hai, que deixou o Brasil no final de fevereiro com 45 mil toneladas de açúcar bruto destinado à Rússia, agora deixará parte da carga no Egito e o restante na Geórgia.

Em uma tentativa de aliviar a inflação dos preços do açúcar antes da guerra, as autoridades russas estabeleceram uma cota isenta de impostos para 300 mil toneladas de importações de açúcar branco e bruto. Desde então, proibiram as exportações de açúcar até 31 de agosto.

As medidas ainda não deram frutos. Dados oficiais mostram que o índice de preços ao consumidor do açúcar na Rússia subiu 46% entre 1º de janeiro e 25 de março.

Até agora, a Rússia recebeu 44 mil toneladas de importações de açúcar bruto como parte da cota definida no início deste ano.

Traders dizem que o país tem apenas alguns meses para enviar o restante da cota porque suas usinas serão obrigadas a processar a própria safra de beterraba da Rússia depois disso.

"Alguns volumes continuarão indo para a Rússia, as pessoas encontrarão caminhos, mas não acho que os negócios continuarão como de costume", disse uma fonte de uma das maiores casas de comércio de açúcar do mundo.

De acordo com o chefe de análise da trader Czarnikow, Stephen Geldart, os estoques russos de açúcar estão em níveis criticamente baixos e o país corre o risco de escassez localizada sem importações.

Enquanto isso, o Serviço Federal Antimonopólio da Rússia (FAS) renovou seus esforços para manter os ganhos do preço do açúcar sob controle.

A empresa iniciou uma investigação no mês passado sobre a produtora de açúcar Prodimex, acusando-a de "coordenar ilegalmente a atividade econômica" de varejistas que levaram a um aumento nos preços.

No início deste ano, a FAS concordou com os produtores de açúcar para manter os preços no portão de fábrica não superiores a 47 rublos (US$ 0,5378) o quilo, disse Geldart, mas o acordo aparentemente não conseguiu aliviar a inflação dos preços do açúcar.

($ 1 = 87,4000 rublos)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário