Safra 22/23 de açúcar do Centro-Sul é estimada em 33,6 mi de t pelo Rabobank
![]()
A safra 2022/23 (abril-março) de açúcar do Centro-Sul do Brasil deve totalizar 33,6 milhões de toneladas, pouco acima da temporada anterior, segundo estimativa do Rabobank divulgada em seu relatório Global Sugar Balance Update.
A estimativa de moagem de cana é de 560 milhões de t, em um mix de 45% destinado ao açúcar. Apesar disso, há muitos componentes ainda em jogo para as usinas do Centro-Sul na definição do mix da nova temporada, que começou em abril.
"Atualmente, há mais incerteza do que o habitual sobre a evolução da arbitragem açúcar/etanol nos próximos meses, dada a invasão da Ucrânia pela Rússia e suas consequências para os preços do petróleo", disse em relatório o banco.
Além disso, a entidade acrescentou que também existem questionamentos sobre a política de preços de combustíveis da Petrobras e possível intervenção.
MUNDO
A expectativa do Rabobank para a safra global 2022/23 é de um superávit de 2,5 milhões de t, considerando aumentos de produção em origens asiáticas.
A entidade acredita em um aumento anual de 2,2% na produção do adoçante e uma alta modesta de 0,8% no consumo global em 2022/23. Também é considerada uma redução de 50% nas plantações da Ucrânia com base em relatórios oficiais.
0 comentário
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY
Produção de açúcar do centro-sul deve cair 5% em 2026/27, prevê Safras & Mercado
Faturamento médio das exportações de açúcar pelo Brasil cai 16,9% em dezembro