Czarnikow eleva em 11 mi de t moagem de cana no Centro-Sul em 22/23

Publicado em 14/04/2022 11:40
Previsão é que seja produzido 32,7 milhões de toneladas de açúcar na região e 25,3 bilhões de litros de etanol de cana, considerando anidro e hidratado

Logotipo Notícias Agrícolas

A moagem de cana-de-açúcar na safra 2022/23 no Centro-Sul do Brasil foi elevada em 11 milhões de toneladas pela trading inglesa Czarnikow, para 551,2 milhões de t, ante cerca de 520 milhões de na safra 2021/22, segundo a indústria. Apesar disso, o clima ainda está sendo monitorado.

No primeiro trimestre de 2022, as chuvas ficaram 20% abaixo da média nas regiões de cana do Centro-Sul do Brasil. "À primeira vista não parece um volume muito promissor, mas é bem melhor que o volume quase 40% abaixo registrado no mesmo período de 2021", disse a trading.

Outros fatores também determinam o bom desenvolvimento da cana, como idade e tratos culturais, segundo a trading. "Os canaviais neste ciclo estão mais velhos, já que o clima seco do ano passado impediu as usinas de darem continuidade aos planos de renovação", afirmou a trading.

"Um canavial mais velho é mais suscetível a um clima adverso", ressaltou.

A expectativa nesta safra é de recuperação de cerca de 7% no TCH (Toneladas de Colmos por Hectare), em 73,23 tc/ha.

Em relação ao mix na safra, depois de duas safras com retornos maiores, o açúcar parece perder espaço para o etanol. "Com os preços do etanol em alta e um câmbio mais valorizado, o biocombustível está hoje cerca de 200 pontos acima do açúcar", disse a trading.

Alguns estados já chegam a oferecer quase 300 pontos acima do açúcar por conta do diferencial de frete.

"Como o etanol oferece maior liquidez (já que é pago geralmente D+1 - pagamento no dia seguinte após a solicitação), fica ainda mais atrativo para as usinas repensarem seu mix de produção", explica a Czarnikow.

O mix de açúcar é apontado em 44,3% pela trading inglesa. "Estimamos um mix um pouco menos açucareiro que vimos na safra 2021/22 de 45%. Mas longe de um mix max etanol como das safras 2018/19 e 2019/20", destaca. Apesar disso, mais de 70% do açúcar está precificado pelas usinas.

Com a safra maior de cana, a produção de açúcar deve ficar em 32,7 milhões de t nesta nova temporada no Centro-Sul, além de um produção total de 25,3 bilhões de litros de etanol, sendo 10,2 bilhões de litros de anidro e 15,1 de hidratado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário