Açúcar: USDA projeta safra global 22/23 cerca de 1% mais alta, em 182,89 mi de t
![]()
A produção global de açúcar na safra 2022/23 deve subir 0,94% ante o ciclo anterior, para 182,89 milhões de toneladas, segundo estimativa divulgada nesta sexta-feira (27) pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, em inglês).
O avanço na safra do adoçante deve ter suporte de melhores resultados no Brasil, China e Rússia, compensando a queda na Índia e na Ucrânia.
O consumo mundial de açúcar no ciclo 2022/23 deve saltar 1,90%, de acordo com a entidade norte-americana, para um recorde de 178,84 milhões de t, com crescimento da demanda em países com a China, a Índia, a Indonésia e a Rússia.
As exportações devem recuar 1,42% no ciclo, para 63,35 milhões de t. Os estoques mundiais são previstos com queda de 7,25% de um ciclo para o outro, a 45,36 milhões de t.
PRINCIPAIS ORIGENS
A safra 2022/23 (abril-março) do Brasil foi estimada pelo USDA em 36,37 milhões de t, cerca de 1 milhão de t acima do que no ciclo anterior, acompanhando melhores condições climáticas. A área colhida deve cair com migração para soja e milho.
O mix de produção açúcar/etanol é esperado permanecer inalterado em relação à temporada anterior com 45% de açúcar e 55% de etanol.
"O atual conflito na Ucrânia não trouxe impactos significativos para a safra atual de cana-de-açúcar, uma vez que compras e uso de fertilizantes ocorreram antes", destacou no relatório o USDA.
O consumo do adoçante pelo Brasil deve permanecer inalterado em 9,80 milhões de t. A exportação foi elevada de 25,65 milhões de t no ciclo anterior, para 26,62 milhões de t. As importações foram projetadas em 5,70 milhões de t.
A Índia, segundo maior produtor de açúcar do mundo, deve ter sua safra reduzida para 35,80 milhões de t, sobre 36,88 milhões de t. O consumo é apontado em 29,50 milhões de t, com 500 mil t acima do ciclo anterior. As exportações devem ter um salto de 1 milhão de t, para 11 milhões de t e as importações são estimadas em 5,70 milhões de t.
0 comentário
Açúcar sobe mais de 2% nesta 6ªfeira (19) mas encerra semana com baixas em NY e Londres
Mercado do açúcar sobe mais de 1% nesta sexta-feira (19)
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol