RenovaBio: ANP disponibiliza nova versão da RenovaCalc
Desde 17/5 está disponível a versão 8 da RenovaCalc – Rota Biodiesel para certificação de biocombustíveis. O sistema está disponível, na Central de Sistemas da ANP. Importante ressaltar que, a partir de seu lançamento, apenas a RenovaCalc versão 8 passará a ser aceita no Sistema Renovacalc para fins de aprovação de certificações da rota de biodiesel.
A RenovaCalc funciona como uma calculadora do desempenho ambiental da unidade produtora de biocombustíveis no âmbito do programa RenovaBio. Ela atribui uma Nota de Eficiência Energético-Ambiental (NEEA) ao produtor de biocombustível a partir das informações do seu processo produtivo e dados de cultivo da biomassa utilizada para produção do biocombustível. A nota compõe o fator para a emissão dos Créditos de Descarbonização (CBIOS), que poderão ser negociados posteriormente pelo produtor de biocombustível.
A nova versão traz as seguintes alterações:
- Inclusão de campos para inserção de dados de consumo de diesel com diferentes proporções de biodiesel na fase agrícola do cultivo da biomassa, na fase industrial de extração de óleo de soja e na fase industrial de produção de biodiesel;
- Inclusão de campos para inserção da fração elegível das matérias-primas não residuais: óleo de soja próprio, óleo de soja de terceiros, óleo de palma, óleo de algodão e outros óleos vegetais processados na usina de biodiesel, dados que serão combinados aos perfis de produção destes óleos para a composição da Nota de Eficiência Energético-Ambiental da produção de biodiesel elegível.
Além disso, na versão anterior da RenovaCalc, a Nota de Eficiência Energético-Ambiental para a rota do biodiesel era calculada considerando a quantidade total de matéria-prima processada, desde que houvesse alguma fração elegível dessa matéria-prima. Atualmente, consideram-se apenas as frações elegíveis, ampliando a precisão do cálculo da nota.
0 comentário
Preços do açúcar fecham semana em baixa nas bolsas de NY e Londres
Açúcar ensaia leve recuperação em NY, mas analista prevê recuo a 12 cents
Prejuízo líquido da Raízen aumenta seis vezes no 3º tri da safra 2025/26
Açúcar fecha com novas baixas e pode cair até 12 cents/lbp, segundo analista
Preços do açúcar seguem em tendência de queda e são os mais baixos dos últimos anos
Açúcar recua novamente e contratos futuros em NY se aproximam do patamar de 12 cents