Feplana integra entidade criada para valorizar agricultura irrigada no país
Nesta quinta-feira (9), em Brasília, 81 entidades do setor agrícola de várias culturas e regiões do país, a exemplo da cana-de-açúcar, ora representada pela Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), lançaram a Rede Nacional de Irrigantes (Renai). É a primeira entidade no Brasil que tem como objetivo a valorização da agricultura irrigada e tais tecnologias para triplicar a produção nacional.
A partir de agora, de forma articulada e unificada, essas entidades através da Renai, que tem como presidente do conselho, Luiz Roberto Barcelos, defenderá o setor na interlocução com o governo, Congresso, mídia e com a sociedade civil. Paulo Leal, presidente da Feplana presente na reunião de fundação, acredita que a Renai será fundamental para auxiliar na produção dos alimentos e para o desenvolvimento regional no Brasil.
Leal enfatiza que a irrigação poderá aumentar a produtividade da cana do Norte ao Sul, bem como tecnologias que vão colaborar para a melhoria da renda dos 60 mil canavieiros no país.
A Feplana tem razão se considerar o que falou um fundador da Renai, que é o chefe de Desenvolvimento da Embrapa Cerrados, Lineu Rodrigues. Com a irrigação, diz o especialista, será possível triplicar a produção de alimentos sem abrir novas áreas.
Em dados apresentados pela Renai, ficou demonstrado que o Brasil é um dos poucos países do mundo com uma capacidade de triplicar sua área irrigada de forma sustentável. O País possui cerca de 8,2 milhões de hectares irrigados (3,3% do total da área plantada), mas poderá chegar a 55 milhões de hectares – o maior potencial de crescimento no mundo.
0 comentário
Açúcar reage nas bolsas após projeção de déficit global saltar para 6,3 milhões de toneladas
Conferência Internacional DATAGRO reúne líderes do setor para debater futuro do açúcar, etanol e biocombustíveis
Brasil pode responder por 73% das exportações globais de açúcar bruto e ampliar protagonismo em 2027
Com expectativa de mix mais alcooleiro, moagem da safra de cana 2026-2027 do Norte-Nordeste atinge 16,7% do previsto
Déficit no mercado global de açúcar deve crescer acentuadamente, diz analista
Açúcar/Cepea: Menor oferta e alta externa impulsionam preços do cristal