Atvos reforça atuação contra incêndios com estrutura de combate e conscientização da população

Publicado em 23/06/2022 10:47
Com uma frota total de mais de 170 veículos e 1.285 profissionais preparados para combater as ocorrências, as unidades intensificam o apoio às comunidades do seu entorno com conscientização e medidas de prevenção

Nas florestas ou nas cidades, os incêndios são eventos que estão sempre acompanhados de prejuízos imensuráveis para a população e para o meio ambiente. Apesar do número de ocorrências ter sido menor em 2021 em comparação ao ano anterior, ainda se faz necessário trazer à luz o tema para fortalecer o debate na sociedade, uma vez que o Brasil contabilizou mais de 184 mil focos de queimadas no ano passado*. Nesse contexto, a Atvos, segunda maior produtora de etanol do país, traz mais uma vez a campanha #TamoJunto Pela Comunidade Contra Incêndios, com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância do tema e disseminar cuidados importantes para evitar e combater ocorrências de fogo sobretudo em períodos de seca.

“Os incêndios ocorrem com mais frequência no inverno, quando o clima está mais seco por conta das poucas chuvas. No campo, essa seca facilita com que as chamas se espalhem e podem alcançar as áreas urbanas. Por estarmos presentes nessas regiões mais afetadas, como o Centro-Oeste e Oeste Paulista, trabalhamos de forma intensa na prevenção e combate aos incêndios. Com esse esforço, evitamos danos aos canaviais, florestas e municípios, preservando flora, fauna e a integridade das pessoas”, destaca Dario Gaeta, diretor executivo do núcleo de operações agroindustriais da Atvos.

Operação da Atvos e integração com a comunidade

Na Atvos,100% da colheita é mecanizadaestando vetada a prática de queima e, como forma de precaução, são adotados vários procedimentos rigorosos de segurança para evitar que o fogo se inicie. Por exemplo, a medição a cada hora da temperatura das colhedoras com um termômetro digital a laser, e, caso esteja acima do normal, o veículo é encaminhado para avaliação mecânica, evitando assim maiores danos.

Embora o foco das ações seja a prevenção, a empresa possui uma estrutura completa com profissionais treinados nas unidades localizadas nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, que juntas possuem um total de 1.285 brigadistas. Vale ressaltar que todas as plantas agroindustriais da Atvos participam do Plano de Auxílio Mútuo Emergencial (PAME), grupo formado por empresas, governo e comunidade para auxiliar de forma integrada no atendimento emergencial a incêndios e queimadas nas localidades onde atuam.

Seguindo o padrão da safra anterior, a Atvos também aliou ao engajamento à causa um aporte total de quase meio milhão de reais em equipamentos e sistemas para o combate a incêndios. Considerando todas as unidades, a companhia investiu na instalação de Kits LGE (Líquido Gerador de Espuma, um produto não-tóxico e biodegradável utilizado para extinguir as chamas com mais rapidez) nas caminhonetes e caminhões agribomba, na aquisição de mais abafadores e canhões de água automatizados, além de ter firmado parceria com empresas aéreas que atuam no combate às queimadas florestais e aumentado o número da frota, totalizando mais de 170 veículos entre caminhões de bombeiro, caminhões-pipa, caminhonetes, tratores e entre outros.

“Desta forma, a companhia reforça seu compromisso de prevenção e combate às ocorrências de forma rápida e segura, além de apoiar as comunidades locais, sempre que necessário. Além de destacar a nossa estrutura, também é fundamental chamar a atenção da população com relação às atitudes que devem ser adotadas para evitar um incêndio. Uma delas é ter sempre à mão os contatos das autoridades preparadas para combater qualquer indício de fogo: Corpo de Bombeiros (193) e Defesa Civil (199)”, reforça Leonardo Mendes, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Atvos.

#TamoJunto Pela Comunidade Contra Incêndios

A campanha da Atvos #TamoJunto pela Comunidade Contra Incêndios é composta por peças de mídia exterior e digital, além de visitas das brigadas às escolas públicas localizadas no entorno de todas as operações da companhia nos estados onde atua. A ação conta ainda com atividades de simulação de identificação e combate ao fogo controlado nas cidades e vídeos educativos sobre os impactos das queimadas, que destacam dicas básicas de prevenção com atitudes que cada um pode adotar em prol da preservação do meio ambiente e da segurança da comunidade, como:

·      Não realizar queimadas nos terrenos;

·      Manter terrenos sempre limpos;

·      Não queimar lixos e resíduos. Colocar esses materiais em sacos e deixar em local adequado para a coleta;

·      Criar aceiros em caso de residência no campo (faixas sem vegetação ao longo das cercas e estradas que ajudam a proteger seu terreno contra as chamas);

·      Não jogar bitucas de cigarro em qualquer lugar;

·      Manter terrenos livres de materiais que alastram fogo, como vidros, latinhas e embalagens metalizadas de alimentos;

·      Não soltar balões.

·      Em caso de fogo, não se arrisque: acione as autoridades competentes e informe a localização da ocorrência.

 

Para assistir ao primeiro vídeo da campanha, clique aqui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Atvos

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário