Campanha de prevenção, conscientização e combate a incêndios 2022 - campo e cidade juntos contra o fogo

Publicado em 05/07/2022 09:03

A Campanha realizada em parceria entre a ABAG/RP, Usinas, produtores rurais e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, na 8ª edição, alerta sobre os atos ou omissões que resultam em incêndios. Segundo o Ministério Público de Ribeirão Preto, 80% dos incêndios na região acontecem por ação ou omissão do homem.

As manchetes dos jornais sobre grandes incêndios têm se repetido ano a ano. Bombeiros e Polícia Ambiental começam cada vez mais cedo as operações de prevenção ao fogo. Usinas e produtores rurais investem continuamente em conscientização, monitoramento (inclusive por satélite), equipamentos, brigadas e tecnologia de informação. Tudo para evitar que prejuízos ambientais e financeir os se multipliquem.

Os flagrantes dos incêndios em 2020 e 2021 impressionaram pela violência e intensidade. O fogo pulou estradas e rios e se alastrou por centenas de quilômetros, destruindo o que encontrou pelo caminho: casas, máquinas, matas, carros, lavouras e tirou vidas humanas e animais. Também por isso, a ABAG/RP e seus parceiros decidiram fazer uma Campanha mais contundente e instigante, para engajar e emocionar. O objetivo é que as pessoas percebam a responsabilidade que têm quando o assunto é fogo. Uma trilha musical foi criada para deixar a mensagem na ponta da língua de todos, e será apresentada no próximo dia 13 de julho, em Ribeirão Preto.

O lançamento oficial da Campanha acontecerá em 13 de julho, às 18h30, no icônico Theatro Pedro II, que foi praticamente destruído pelo fogo no dia 15 de julho de 1980.  Os parceiros, convidad os e autoridades assistirão a uma apresentação especial dos músicos da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, que completa 100 anos em outubro próximo.

Os parceiros de 2022 levarão as mensagens da Campanha para todas as regiões do Estado de São Paulo, e para suas áreas de atuação em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. São eles: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Canaoeste, Copercana, Coplana, Grupo Cofco, Grupo Pedra, Grupo São Martinho, Grupo Tereos, Grupo Tracan, Grupo Viralcool, Orplana, Raízen, Usina Alta Mogiana, Usina Batatais, Usina Cevasa, Usina Ester, Usina Ipiranga, Usina Santa Fé, Usina Santo Antonio e Usina São Francisco.

O FOGO NÃO É PROBLEMA SÓ DO OUTRO. É PROBLEMA DE TODOS. É DEVER DE CADA UM PREVENIR, CONSCIENTIZAR E DENUNCIAR.

Serviço:
Campanha de Prevenção, Conscientização e Combate aos Incêndios
Lançamento: 13 de julho de 2022, às 18h30
Local: Theatro Pedro II, R. Álvares Cabral, 370 - Centro - Ribeirão Preto, SP

Fonte:
ABAG/RP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário