Produção de açúcar deve aumentar 6.7% no ano, aponta S&P Global Commodity Insights

Publicado em 09/08/2022 12:29
Estimativas dos analistas sugerem produção de açúcar na segunda quinzena de julho de 3,25 milhões de toneladas no Centro-Sul do Brasil; Analistas veem ATR em 147,3 kg/mt; Mistura de Açúcar Provável em 47,6%

Pesquisa de analistas da Platts (temporada 2022-23):

• Moagem de cana: 48,58 milhões de toneladas métricas (mt)
• Açúcar recuperável por tonelada de cana-de-açúcar (ATR): 147,3 quilogramas por tonelada métrica (kg/mt)
• Produção de açúcar: 3,25 milhões de toneladas métricas (mt)
• Produção total de etanol: 2.379,0 milhões de litros (ltrs)
• Mix de açúcar: 47,6%
• Mistura de etanol: 52,4%
• Dias perdidos para chuva: 0,4 dias  
 
São Paulo (09 de agosto de 2022) – A produção de açúcar na região Centro-Sul do Brasil deve totalizar 3,25 milhões de toneladas na segunda quinzena de julho, refletindo um aumento de 6,7% no ano, segundo pesquisa da S&P Global Commodity Insights divulgada hoje, 09 de agosto. Para onze analistas consultados, a estimativa de moagem de cana variou de 48,0 milhões de toneladas a 49,5 milhões de toneladas para a segunda quinzena de julho. A estimativa média era de uma moagem total de cana de 48,6 milhões de toneladas, um aumento de 3,6% no ano. O clima no Centro-Sul foi favorável para a moagem durante a segunda quinzena de julho, com menos de um dia esperado para chuva e cerca de 255-260 usinas ativas em 1º de agosto.

"O consenso do mercado é de que a moagem deva exceder a mesma em comparação com a quinzena do ano passado e que a mistura de açúcar deva continuar aumentando em relação às quinzenas anteriores", de acordo com a Platts Analytics. "Além disso, a gama de estimativas dos analistas para a segunda quinzena de julho está em uma faixa bastante fechada". 

A proporção de cana utilizada para a produção de açúcar deverá ser de 47,6%, acima do percentual do ano anterior, que foi de 46,2%. Os produtores brasileiros aproveitaram a recente alta do preço do etanol durante os estágios iniciais da safra, mas agora as expectativas de longo prazo são de que as usinas maximizem sua produção de açúcar durante a segunda metade da safra.
 
A Platts avaliou que o etanol hidratado ex-mill Ribeirão Preto convertido em equivalente de açúcar bruto ex-CBIOs estava em 16,66 centavos/lb em 8 de agosto, de acordo com dados da S&P Global. O contrato futuro de açúcar de outubro NY11 fechou em 8 de agosto a 17,96 cents/lb, um prêmio de 1,30 cent/lb sobre o preço do etanol hidratado expresso em equivalente de açúcar bruto ex-CBIOs.

O prêmio do açúcar para a produção de etanol se aproximaria de 0,50 centavos/lb se os créditos de descarbonização fossem adicionados ao cálculo do prêmio. O CBIO, equivalente a 1 mt de CO2 não lançado na atmosfera, é um instrumento emitido por produtores e importadores de biocombustíveis para garantir que o Brasil atinja suas metas de descarbonização.

O açúcar recuperável por tonelada de cana-de-açúcar, ou ATR, deverá ser de 14731 kg/mt, uma redução de 0,1% no ano. A produção total de etanol da cana-de-açúcar deve chegar a 2,38 bilhão de litros na segunda quinzena de julho, aumento de 1,3% no ano. A expectativa de produção de etanol hidratado era de 1,45 bilhão de litros, segundo a média das respostas dos analistas à pesquisa. Isso representaria um aumento de 5,8% no ano. A produção de etanol anidro na segunda quinzena de julho era de 931 milhões de litros, 4,9% inferior ano anterior, segundo o levantamento.

A associação da indústria UNICA deve divulgar seus números oficiais de produção no início da próxima semana.

sucro
sucro
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Ascom

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário