Produção de açúcar da Índia cai 5,4% ano a ano com usinas fechando mais cedo
![]()
Por Rajendra Jadhav
MUMBAI (Reuters) - Usinas indianas produziram 31,1 milhões de toneladas de açúcar desde o início da atual temporada em 1º de outubro, uma queda de 5,4% ano a ano, já que muitas usinas fecharam mais cedo devido à disponibilidade limitada de cana-de-açúcar, disse uma importante entidade comercial nesta terça-feira.
A menor produção de açúcar da Índia, maior produtor mundial do adoçante, dificilmente deixará excedente para exportações adicionais durante a atual temporada 2022/23.
Das 532 usinas que iniciaram as operações na temporada atual, 400 usinas fecharam as operações, incluindo todas as usinas do estado de Maharashtra, o principal produtor, disse a Indian Sugar Mills Association em um comunicado.
A produção de Maharashtra caiu para 10,5 milhões de toneladas, ante 13,7 milhões de toneladas produzidas um ano atrás, informou a associação.
A Reuters foi a primeira a relatar em dezembro a provável queda na produção.
"A queda na produção em Maharashtra derrubou a produção total do país. Não há espaço para exportações adicionais", disse um negociante de Mumbai com uma casa comercial global.
O governo permitiu que as usinas exportassem apenas 6,1 milhões de toneladas de açúcar na temporada 2022/23, mas esperava-se que o governo do primeiro-ministro Narendra Modi permitisse uma segunda parcela de embarques.
A ausência da Índia no mercado pode elevar preços globais do açúcar, que estavam sendo negociados perto de seu nível mais alto em mais de uma década, e permitir que os rivais Brasil e Tailândia aumentem os embarques.
A Índia exportou um recorde de 11,2 milhões de toneladas de açúcar na temporada anterior 2021/22.
A Índia exporta principalmente açúcar para a Indonésia, Bangladesh, Malásia, Sudão, Somália e Emirados Árabes Unidos.
No final de janeiro, a ISMA cortou suas estimativas de produção de 2022/23 para o país em 7%, para 34 milhões de toneladas, em relação à previsão anterior de 36,5 milhões de toneladas. No ano passado, as usinas indianas produziram um recorde de 35,8 milhões de toneladas de açúcar.
Mas o negociante disse que a produção pode cair para cerca de 33 milhões de toneladas e sustentar os preços locais, que estão subindo devido ao pico da demanda no verão.
(Por Rajendra Jadhav)
0 comentário
Açúcar sobe mais de 2% nesta 6ªfeira (19) mas encerra semana com baixas em NY e Londres
Mercado do açúcar sobe mais de 1% nesta sexta-feira (19)
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol