Maior estado produtor de açúcar da Austrália se prepara para um ciclone severo
![]()
A costa Nordeste da Austrália se prepara para a chegada de um ciclone que poderá atingir Queensland, o maior estado produtor de açúcar do país, responsável por 95% da produção. As informações são da Bloomberg. A Austrália está entre os 10 maiores produtores de açúcar do mundo.
De acordo com a mídia local na manhã desta sexta-feira, o Jasper está categorizado como um ciclone de categoria 4. Está localizado atualmente a cerca de 1.200 quilômetros a Nordeste da cidade de Cairns, no estado de Queensland. Ele pode atingir a costa na próxima semana.
A colheita da cana-de-açúcar da safra 2023/24 está concluída ou quase terminada na maioria dos distritos, mas há algumas regiões atrasadas que poderão ser potencialmente afetadas pelo ciclone, dependendo da sua gravidade e onde atingir, de acordo com um porta-voz do grupo industrial Canegrowers.
As regiões de Tully, Mackay e Plane Creek ainda devem colher cana na próxima semana, disse a fonte. A produção de açúcar da Austrália foi estimada em novembro pelo USDA em 4,10 milhões de toneladas e a maior parte é exportada para países como a Coreia do Sul e a Indonésia.
O maior risco de impacto de Jasper situa-se entre as cidades de Cooktown e Mackay, incluindo Cairns e Townsville, de acordo com o departamento. A temporada de ciclones na Austrália normalmente vai de novembro a abril.
* Tradução com informações da Bloomberg e mídia local australiana
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY