Maior estado produtor de açúcar da Austrália se prepara para um ciclone severo
![]()
A costa Nordeste da Austrália se prepara para a chegada de um ciclone que poderá atingir Queensland, o maior estado produtor de açúcar do país, responsável por 95% da produção. As informações são da Bloomberg. A Austrália está entre os 10 maiores produtores de açúcar do mundo.
De acordo com a mídia local na manhã desta sexta-feira, o Jasper está categorizado como um ciclone de categoria 4. Está localizado atualmente a cerca de 1.200 quilômetros a Nordeste da cidade de Cairns, no estado de Queensland. Ele pode atingir a costa na próxima semana.
A colheita da cana-de-açúcar da safra 2023/24 está concluída ou quase terminada na maioria dos distritos, mas há algumas regiões atrasadas que poderão ser potencialmente afetadas pelo ciclone, dependendo da sua gravidade e onde atingir, de acordo com um porta-voz do grupo industrial Canegrowers.
As regiões de Tully, Mackay e Plane Creek ainda devem colher cana na próxima semana, disse a fonte. A produção de açúcar da Austrália foi estimada em novembro pelo USDA em 4,10 milhões de toneladas e a maior parte é exportada para países como a Coreia do Sul e a Indonésia.
O maior risco de impacto de Jasper situa-se entre as cidades de Cooktown e Mackay, incluindo Cairns e Townsville, de acordo com o departamento. A temporada de ciclones na Austrália normalmente vai de novembro a abril.
* Tradução com informações da Bloomberg e mídia local australiana
0 comentário
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol
Preços do açúcar ampliam perdas nesta 3ªfeira (16) pressionados por petróleo em baixa
Moagem de cana-de-açúcar atinge 16 milhões de toneladas na segunda quinzena de novembro
Açúcar inicia a terça-feira com leves altas e perspectiva é de maior produção para etanol