Morre Antonio de Padua Rodrigues: Uma vida dedicada à cana-de-açúcar

Publicado em 12/02/2024 08:49

Logotipo Notícias Agrícolas

Morreu neste último final de semana Antonio de Padua Rodrigues. Ele era membro da União da Industria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA) desde 1990 e foi diretor-técnico da entidade entre 2003 e 2022.

“Com imensa tristeza, a UNICA, representando seus associados e colaboradores, presta toda solidariedade e o sentimento de pêsames à família”, disse a entidade em nota.

Padua, como era chamado por todos, dedicou quase 50 anos de sua trajetória profissional ao crescimento do setor sucroenergético. Em 1976, ingressou no extinto Instituto do Açúcar e Álcool, onde atuou no Programa Nacional de Melhoramento da Cana-de-Açúcar, acompanhou e participou da implementação do Proálcool. Depois passou pela Sociedade de Produtores de Açúcar e de Álcool, Orplana, Associação dos Usineiros, Associação das Indústrias do Açúcar e do Álcool até, finalmente, ingressar na UNICA.

Seu primeiro grande marco na UNICA foi o trabalho, no início da década de 90, que resultou na aprovação no Congresso Nacional da lei que implementou a mistura de 22% de etanol anidro na gasolina.

Padua foi um dos idealizadores do Consecana. Sistema inédito de pagamento aos produtores de cana, criado em 1999, que trouxe harmonia entre produtores e indústria jamais vista anteriormente.

Como uma das lideranças mais relevantes, Antonio de Padua Rodrigues ficará marcado na história como um dos responsáveis pelo desenvolvimento do setor sucroenergético brasileiro. Para seus companheiros de trabalho, Padua será sempre lembrado por seu sorriso fácil, sabedoria e humanidade.

O velório e sepultamento ocorreu neste domingo (11) no Memorial Metropolitano de Piracicaba.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário