Tereos conquista novas certificações e amplia potencial de exportação de etanol

Publicado em 14/02/2024 17:03
Unidades da companhia recebem reconhecimentos Bonsucro EU/RED e CARB, que reforçam que sua produção segue diretrizes internacionais de sustentabilidade

A Tereos, uma das empresas líderes na produção de açúcar, etanol e bioenergia do país, acaba de anunciar a certificação de novas unidades da companhia com os reconhecimentos Bonsucro EU/RED e CARB, que reforçam os processos sustentáveis da produção de etanol da empresa e permitem a comercialização do biocombustível para os mercados da Europa e da Califórnia (EUA), respectivamente. 

Com as novas certificações, a empresa passa a ter um potencial de exportação de etanol anidro de até 102.000m3 para o mercado europeu e de até 72.000m3 para o mercado californiano.

A unidade Mandu foi certificada pela Bonsucro EU/RED. A unidade já contava com a certificação Bonsucro e mudou seu escopo para o padrão europeu, expandindo a possibilidade de exportação para este mercado. Além disso, a Usina Vertente, sócia dos grupos Tereos Brasil e Humus, acaba de ser certificada pelo CARB, além de receber a recertificação na Bonsucro EU/RED. 

“A sustentabilidade está em nosso DNA e em nossas estratégias de negócio. Temos um forte compromisso com processos responsáveis e eficientes em todas as etapas de nossa produção. Com as novas certificações, reforçamos esse nosso comprometimento e como estamos contribuindo com um futuro cada vez mais sustentável para todos”, comenta Felipe Mendes, diretor de sustentabilidade, tesouraria e novos negócios da Tereos. 

Certificações

Em 2022, a unidade Tanabi foi a primeira a receber a certificação CARB, que reforça a qualidade do etanol produzido e a sustentabilidade em todos os nossos processos, desde o campo até a chegada no destino final na Califórnia.
O CARB (California Air Resources Board) é o organismo que define regras para controle de poluição atmosférica. Dentro desse contexto, o programa possui uma metodologia própria para cálculo da intensidade de carbono (CI) do biocombustível comercializado, ou seja, a emissão de gases de efeito estufa por litro de combustível até a sua chegada na Califórnia.

Ainda em 2022, as unidades Andrade e Vertente também obtiveram a certificação Bonsucro EU, que assegura que nosso etanol atende às Diretrizes Europeias para comercialização do biocombustível na região, reforçando a atuação sustentável da Tereos.

A Bonsucro, certificação internacional que reforça o comprometimento e a responsabilidade socioambiental das empresas que atuam na cadeia do açúcar, conta com requisitos de sustentabilidade implementados, como plano de gestão ambiental, gestão de resíduos, condições de trabalho e capacitações. Além destes, a certificação Bonsucro EU RED avalia, também, os índices de emissões de gases de efeito estufa pela mudança do uso de solo após 2008. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Tereos

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário