Consumo de etanol na Paraíba mais que dobra em janeiro de 2024

Publicado em 14/03/2024 08:26
Consumo alcançou a marca de 17,2 milhões de litros, em comparação com os 8,3 milhões de litros consumidos em janeiro de 2023.

No mês de janeiro deste ano, o consumo de etanol hidratado na Paraíba teve um aumento expressivo, ultrapassando os números do mesmo período no ano anterior em 106%. De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP), o consumo alcançou a marca de 17,2 milhões de litros, em comparação com os 8,3 milhões de litros consumidos em janeiro de 2023.

O Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool do Estado da Paraíba (Sindalcool-PB) destacou que esse crescimento reverte uma tendência de queda que vinha sendo observada desde 2019. Uma série de fatores contribuíram para esse aumento significativo, incluindo a atratividade dos preços do etanol para os consumidores e campanhas de conscientização sobre seus benefícios ambientais e socioeconômicos para o estado.

Ainda de acordo com o Sindalcool-PB, levando em conta o consumo de etanol hidratado e etanol anidro no mês de janeiro, as emissões de gases de efeito estufa evitadas devido ao uso de etanol ultrapassaram a marca de 42 mil toneladas. Este dado reforça o papel crucial do etanol como uma alternativa sustentável aos combustíveis fósseis.

É importante ressaltar que esse aumento no consumo de etanol na Paraíba superou a média nacional, que registrou um crescimento de 64% em relação a janeiro do ano anterior em todo o Brasil, segundo dados da ANP.


Sindalcool-PB vê mudança de hábito dos consumidores e novas oportunidades de negócios a partir do etanol na Paraíba

Para o Sindalcool-PB, esse fenômeno reflete uma mudança de hábitos dos consumidores paraibanos, sendo que a maioria dos veículos no estado (cerca de 755 mil) é flex e pode ser abastecida sempre com o biocombustível, que é produzido localmente a partir da cana-de-açúcar.

“O ano de 2024 começou bem. O Brasil, país líder mundial na transição energética, substituiu mais de 42% do combustível fóssil nos automóveis. O consumo consciente tem se mostrado mais econômico. Precisamos, urgentemente, evitar as emissões ainda crescentes. Em 2023, na Paraíba, o consumo de gasolina emitiu 1.558.027 toneladas de CO2 equivalentes. Seria um contrassenso o estado não contar com políticas públicas para a descarbonização da frota de 1.593.744 veículos existentes. São medidas urgentes, que precisam estar no debate político neste ano eleitoral”, destacou Edmundo Barbosa, presidente-executivo do Sindalcool-PB.

Para se ter uma ideia do poder de descarbonização da indústria do etanol, a cana-de-açúcar absorve 70 toneladas de CO2 por hectare durante o seu ciclo de crescimento, e o etanol evita 90% das emissões dos gases comparado ao combustível fóssil (gasolina).

“O etanol é parte da solução nas próximas etapas da descarbonização dos transportes aéreos e marítimos. Para cada molécula do combustível sustentável de aviação SAF (sigla em inglês de Sustainable Aviation Fuel), se utiliza 1,7 molécula de etanol. O melhor seria produzi-lo aqui na Paraíba, porque a disponibilidade do SAF atrai mais voos aéreos. Precisamos substituir, também, o óleo pesado dos navios pelo e-metanol, que utiliza, na sua produção, um subproduto do etanol, o CO2 biogênico. Essa indústria dos biocombustíveis precisa do Governo do Estado, precisamos e queremos contribuir para a neo-industrialização, como foi anunciado pelo vice-presidente da República Geraldo Alckmin, que se tornou amigo do Governador João Azevedo”, finalizou Edmundo.

Tabela dos menores preços do etanol na Paraíba

A partir de dados do sistema Preço da Hora Paraíba, o Sindalcool-PB elaborou uma tabela com os menores preços do biocombustível em alguns municípios do estado.

image (3)
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Sindalcool-PB

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário