Indústria de etanol de milho da 3tentos vai gerar 500 empregos diretos em Porto Alegre do Norte (MT)

Publicado em 18/03/2024 09:07
Companhia apresentou oficialmente o plano de crescimento para o Mato Grosso que inclui investimento de R$ 1 bilhão em indústria de processamento de milho e novas lojas na Região do Vale do Araguaia

Representantes da 3tentos reuniram-se nesta quinta-feira (14/03) com o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, e com seu vice, Otaviano Pivetta, para detalhar os planos de expansão da companhia no estado, que prevê uma nova indústria de etanol de milho e DDG (ração animal) em Porto Alegre do Norte (MT), com investimento de R$ 1 bilhão. O encontro aconteceu no Palácio Paiaguás e contou também com a presença do prefeito de Porto Alegre do Alto, Daniel Lago.

De acordo com o CEO da 3tentos, Luiz Osório Dumoncel, a decisão de expandir para o Vale do Araguaia foi motivada pelo desenvolvimento em que a região hoje se encontra. Atualmente, a 3tentos possui uma fábrica de processamento de soja em Vera (MT), na região da BR 163, que começou a operar em julho do ano passado e oito lojas.

“Existe uma junção entre potencial produtivo, perfil profissionalizado de pecuaristas, que investem cada vez mais em tecnologia e logística de escoamento favorável, com a BR 158”, comentou Dumoncel.

O início das operações da indústria de etanol de milho está previsto para 2026, com uma capacidade diária de processamento de 2.100 toneladas de milho. A estimativa de produção é de 935 m³/dia de etanol e 587 toneladas/dia de DDG. Junto com a indústria a empresa investirá também em lojas de insumos e armazéns para recebimento de grãos. Os empreendimentos devem gerar 500 empregos diretos. A previsão é de que 3 mil pessoas sejam empregadas durante a construção da usina.

Atualmente, a 3tentos já conta com cerca de 500 colaboradores no Mato Grosso, incluindo funcionários efetivos, aprendizes, estagiários e trabalhadores temporários.

“O Governo criou no Estado um modelo de desenvolvimento baseado em um ecossistema produtivo democrático, que garantiu segurança jurídica e melhorias na nossa infraestrutura e logística. Isso deu confiança para que os empreendedores e investidores industriais trouxessem importantes aportes financeiros para Mato Grosso”, afirmou o governador Mauro Mendes.

O prefeito de Porto Alegre do Norte, Daniel Lago, afirmou que a chegada da usina vai beneficiar não apenas o município, mas toda a região do Vale do Araguaia, conhecida até pouco tempo atrás como “Vale dos Esquecidos”.

“O Governo tem sido um grande parceiro para o município, trazendo investimentos, desenvolvimento e mudando nossa realidade. Tudo isso contribuiu para que mais empresas investissem, como é o caso da usina de milho que será instalada em Porto Alegre do Norte. Mas quem ganha é toda a região do Araguaia”, afirmou o prefeito.

Em 2023, Mato Grosso liderou o ranking nacional de produção de etanol de milho. Foram 4,4 bilhões de litros produzidos, o que representa 73% de toda a produção no país. A previsão é que a próxima safra ultrapasse essa quantidade.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
3tentos

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Elvio Zanini Sinop - MT

    Eu : Elvio Zanini; sócio-Fundador da Agro Oeste Coml.Ltda emSinop-MT. em 05/08/80; de Inicio atuamos , com venda deSerrarias para Serrar à madeira de Itauba ; a qual é muito valorizada até hoje,

    e com Isso foram vendidas mais de 300 Picapau- com os acessórios devidos , para motorização energia , com Isso os Agricultures, conseguiram (devido a madeira que cortavam e vendiam ao Sul do Brasil) criaram capital para mecanizar e recuperar as terras às quais eram muito fracas, outrossim fomos representantes do fosfato de araxá, para recuperar o fósforo , emque as terras não tinham nem 0% de fósforo, e Micronutrientes da Emprêsa :Nutriplant , de Paulinia (SP), e o resultado está aqui , em que a Região do Nortão de Mato Grosso, é a maior em Produtividade do Brasil; e em 2002, Adquirimos no Valedo Araguáia no Munic. de Vila Rica a Fazenda;; GAIVOTA c/ 6.211 has. e Iniciamos , com o Primeiro ano Arroz, e dali em diante com soja, e milho, Já em 97 Iniciamos com a Revenda dos Produtos Massey Fergusson em Sinop-MT Cobrindo todo O Nortão, em 2008 Instalamos Uma Filial M.Ferguson em Vila Rica-MT, à Qual deu Inicio das Lavoras de Arroz , Soja e Milho e HOje as Produtividades,, são Maiores de que a Região de Sinop-MT, devido aqualidade do Solo, Até , Parabèns Agricultores do Mato Grosso que matam a fome de muitos no Mundo com o fornecimento de Alimentos

    0