Indústria de etanol de milho da 3tentos vai gerar 500 empregos diretos em Porto Alegre do Norte (MT)
Representantes da 3tentos reuniram-se nesta quinta-feira (14/03) com o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, e com seu vice, Otaviano Pivetta, para detalhar os planos de expansão da companhia no estado, que prevê uma nova indústria de etanol de milho e DDG (ração animal) em Porto Alegre do Norte (MT), com investimento de R$ 1 bilhão. O encontro aconteceu no Palácio Paiaguás e contou também com a presença do prefeito de Porto Alegre do Alto, Daniel Lago.
De acordo com o CEO da 3tentos, Luiz Osório Dumoncel, a decisão de expandir para o Vale do Araguaia foi motivada pelo desenvolvimento em que a região hoje se encontra. Atualmente, a 3tentos possui uma fábrica de processamento de soja em Vera (MT), na região da BR 163, que começou a operar em julho do ano passado e oito lojas.
“Existe uma junção entre potencial produtivo, perfil profissionalizado de pecuaristas, que investem cada vez mais em tecnologia e logística de escoamento favorável, com a BR 158”, comentou Dumoncel.
O início das operações da indústria de etanol de milho está previsto para 2026, com uma capacidade diária de processamento de 2.100 toneladas de milho. A estimativa de produção é de 935 m³/dia de etanol e 587 toneladas/dia de DDG. Junto com a indústria a empresa investirá também em lojas de insumos e armazéns para recebimento de grãos. Os empreendimentos devem gerar 500 empregos diretos. A previsão é de que 3 mil pessoas sejam empregadas durante a construção da usina.
Atualmente, a 3tentos já conta com cerca de 500 colaboradores no Mato Grosso, incluindo funcionários efetivos, aprendizes, estagiários e trabalhadores temporários.
“O Governo criou no Estado um modelo de desenvolvimento baseado em um ecossistema produtivo democrático, que garantiu segurança jurídica e melhorias na nossa infraestrutura e logística. Isso deu confiança para que os empreendedores e investidores industriais trouxessem importantes aportes financeiros para Mato Grosso”, afirmou o governador Mauro Mendes.
O prefeito de Porto Alegre do Norte, Daniel Lago, afirmou que a chegada da usina vai beneficiar não apenas o município, mas toda a região do Vale do Araguaia, conhecida até pouco tempo atrás como “Vale dos Esquecidos”.
“O Governo tem sido um grande parceiro para o município, trazendo investimentos, desenvolvimento e mudando nossa realidade. Tudo isso contribuiu para que mais empresas investissem, como é o caso da usina de milho que será instalada em Porto Alegre do Norte. Mas quem ganha é toda a região do Araguaia”, afirmou o prefeito.
Em 2023, Mato Grosso liderou o ranking nacional de produção de etanol de milho. Foram 4,4 bilhões de litros produzidos, o que representa 73% de toda a produção no país. A previsão é que a próxima safra ultrapasse essa quantidade.
1 comentário
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol
Preços do açúcar ampliam perdas nesta 3ªfeira (16) pressionados por petróleo em baixa
Moagem de cana-de-açúcar atinge 16 milhões de toneladas na segunda quinzena de novembro
Elvio Zanini Sinop - MT
Eu : Elvio Zanini; sócio-Fundador da Agro Oeste Coml.Ltda emSinop-MT. em 05/08/80; de Inicio atuamos , com venda deSerrarias para Serrar à madeira de Itauba ; a qual é muito valorizada até hoje,
e com Isso foram vendidas mais de 300 Picapau- com os acessórios devidos , para motorização energia , com Isso os Agricultures, conseguiram (devido a madeira que cortavam e vendiam ao Sul do Brasil) criaram capital para mecanizar e recuperar as terras às quais eram muito fracas, outrossim fomos representantes do fosfato de araxá, para recuperar o fósforo , emque as terras não tinham nem 0% de fósforo, e Micronutrientes da Emprêsa :Nutriplant , de Paulinia (SP), e o resultado está aqui , em que a Região do Nortão de Mato Grosso, é a maior em Produtividade do Brasil; e em 2002, Adquirimos no Valedo Araguáia no Munic. de Vila Rica a Fazenda;; GAIVOTA c/ 6.211 has. e Iniciamos , com o Primeiro ano Arroz, e dali em diante com soja, e milho, Já em 97 Iniciamos com a Revenda dos Produtos Massey Fergusson em Sinop-MT Cobrindo todo O Nortão, em 2008 Instalamos Uma Filial M.Ferguson em Vila Rica-MT, à Qual deu Inicio das Lavoras de Arroz , Soja e Milho e HOje as Produtividades,, são Maiores de que a Região de Sinop-MT, devido aqualidade do Solo, Até , Parabèns Agricultores do Mato Grosso que matam a fome de muitos no Mundo com o fornecimento de Alimentos