Equipes da Conab coletam dados em usinas sucroalcooleiras do país

Publicado em 19/03/2024 09:33

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizam pesquisa junto às indústrias sucroalcooleiras para coletar dados da safra de cana-de-açúcar em todo o país. O período de levantamento ocorre desde o dia 10 de março e segue até o próximo sábado (23). As informações serão utilizadas no 4° Levantamento de 2023/24 e no 1° Levantamento da safra 2024/2025.

O trabalho será feito pelos técnicos diretamente em campo nos estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. Em outros estados, a pesquisa será por meio remoto, como no Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins.

Cerca de 150 usinas serão visitadas presencialmente em mais de duzentos municípios do país. Em cada unidade da federação é estabelecido um roteiro específico. No caso de São Paulo, por exemplo, uma das equipes começou os trabalhos pela região produtora de Campinas, seguindo para os municípios paulistas de São Manuel, Lençóis Paulista, Ibaté, Bariri, Nova Europa, São José do Rio Preto, Valparaíso, Guararapes, Clementina, Avanhandava, Guaiçara, Lins e Fernandópolis. No Rio de Janeiro, os técnicos da Companhia estarão em campo para realizar pesquisa nas usinas em operação nos municípios de Campos dos Goytacazes e Cabo Frio.

Além dos dados tradicionais, como produção, produtividade e área cultivada, a pesquisa contempla informações sobre a produção de açúcar total recuperável (ATR), açúcar e etanol, bem como os sistemas de colheita, precipitações ocorridas, calendário de colheita, capacidade industrial, esmagamento, subprodutos, produção de bagaço e funcionamento, produção de energia elétrica. Adicionalmente, o levantamento engloba a produção de etanol derivado do milho, que já apresenta um expressivo e crescente volume de produção.

Os números do 4º Levantamento da Safra 2023/2024 de Cana-de-Açúcar em todo o país serão divulgados no dia 18 de abril. Já o anúncio do 1º Levantamento da Safra 2024/2025 ocorrerá no dia 25 de abril.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário