Produtores de biomassa se movimentam para votação do PL dos CBios na CME amanhã (20)

Publicado em 20/03/2024 08:52

Depois de quatro anos de fora do direito a receber o Crédito de Descarbonização (CBios), mesmo sendo produtor direto da biomassa do biocombustível, o setor canavieiro, liderado pela Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), junto aos demais segmentos rurais (soja e milho...), acompanha, nesta quarta-feira (20), votação do Projeto de Lei (PL 3.149/20), que pode ajustar tal injustiça contida na Lei do RenovaBio. A votação, desta vez, será na Comissão de Minas e Energia (CME) da Câmara Federal, às 10h. O PL já foi aprovado na Comissão de Agricultura da Casa. 

A Feplana adianta que os produtores das culturas agrícolas envolvidas de mais de 10 estados estarão na votação. O relator é o deputado federal Benes Leocádio (União-RN). O parlamentar, assim como diversos outros são favoráveis ao Cbios para o produtor da matéria-prima dos biocombustíveis brasileiros. "Dentre eles, o novo presidente da CME, o deputado federal Junior Ferrari (PSB-PA), e o seu vice presidente, Hugo Leal (PSD-RJ)", diz Paulo Leal, presidente da Feplana.

No seu relatório, com apoio dos setores rurais, Benes defende que todas usinas, hoje únicas beneficiárias do recebimento dos CBios segundo o RenovaBio, devem pagar para os agricultores 80% desse crédito equivalente à biomassa fornecida a elas. Leal está confiante na aprovação da propositura, apesar da resistência do setor industrial, mesmo após tentativas de acordo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Feplana

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário