Etanol mantém sequência de alta no início da safra 24/25 do centro-sul, aponta Cepea
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - Os preços do etanol subiram nas usinas do Estado de São Paulo na primeira semana da nova safra (2024/25), que começou oficialmente no dia 1º de abril, com o combustível anidro avançando 9,5%, apontou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), nesta segunda-feira.
Entre 1º e 5 de abril, o indicador do etanol hidratado fechou em 2,3444 reais/litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), alta de 2,93% frente ao período anterior.
Desde meados do mês passado, quando engatou uma sequência de alta, o etanol hidratado subiu 13,56% na média das usinas paulistas.
No caso do etanol anidro, o indicador atingiu 2,7043 reais/litro na última semana, alta de 9,5%. A elevação do preço desde a semana do dia 15 de março é de mais de 14%.
Na última semana, disse o Cepea, o impulso para os preços "veio da postura firme de vendedores".
"A produção de etanol ainda está baixa no Estado paulista, devido à ocorrência de chuvas em algumas regiões e ao foco na produção do açúcar", avaliou.
"Mesmo com a entrada de produto de outros Estados em bases paulistas, a oferta, de modo geral, não foi expressiva", acrescentou.
A centro de estudos da Esalq/USP observou que no encerramento da semana os preços negociados chegaram a se enfraquecer, por conta da expectativa de aumento no volume ofertado nos próximos dias.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Açúcar sobe mais de 2% nesta 6ªfeira (19) mas encerra semana com baixas em NY e Londres
Mercado do açúcar sobe mais de 1% nesta sexta-feira (19)
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol