Raízen projeta moagem estável de cana na safra 24/25, carrega mais estoques de açúcar
![]()
Por Marcelo Teixeira
(Reuters) - A Raízen, maior processadora de cana-de-açúcar do mundo, espera moer de 82 milhões a 85 milhões de toneladas métricas de cana no ano-safra iniciado em abril, praticamente sem alterações em relação à última temporada, apesar do clima menos favorável.
A companhia fechou a safra 2023/24 (abril/março) com moagem recorde de 84,2 milhões de toneladas, alta de 15% na comparação com o temporada anterior.
Os executivos da empresa disseram a analistas e repórteres nesta terça-feira que os volumes de moagem de cana permanecerão estáveis, apesar do clima mais seco na região centro-sul do Brasil, porque a Raízen tem feito investimentos para melhorar os rendimentos agrícolas.
Na segunda-feira, a Raízen registrou um lucro menor do que o esperado para a temporada 2023/24, principalmente devido ao impacto de menos créditos fiscais, mas também por causa dos preços mais baixos do etanol no país.
As ações da Raízen, cujos principais acionistas são o conglomerado brasileiro Cosan e a Shell, operavam perto de uma estabilidade no meio da tarde.
Os estoques de etanol da Raízen no final da safra 2023/24 aumentaram 76% em relação ao ano anterior, para 526 milhões de litros, enquanto seus estoques de açúcar tiveram alta de 91%, para 525.000 toneladas.
Os estoques de etanol aumentaram porque a Raízen adiou as vendas para obter melhores preços no final da safra, enquanto os estoques de açúcar cresceram sob sua "estratégia de alocação de mercado", disse a empresa.
O CEO da Raízen, Ricardo Mussa, disse que a empresa continua otimista com relação aos preços do açúcar, mesmo com a queda dos futuros do açúcar bruto na ICE nesta semana, atingindo o menor valor em 18 meses.
Ele disse que a proporção de estoques globais em relação ao uso, uma medida da disponibilidade de oferta, permanece historicamente baixa para o açúcar, à medida que a demanda cresce e o mercado depende cada vez mais do Brasil para a oferta, que diminuirá na nova temporada.
A Raízen não forneceu previsões para sua produção de açúcar em 2024/25. Ela produziu 5,83 milhões de toneladas em 2023/24, 22% a mais do que na safra anterior.
(Reportagem de Marcelo Teixeira em Nova York)
0 comentário
Açúcar recua nas bolsas, mas mercado segue atento aos riscos para a oferta global
Açúcar fecha sem direção única; melhora das chuvas na Índia pressiona Nova Iorque, enquanto petróleo sustenta Londres
Açúcar amplia recuperação nas bolsas com preocupações sobre oferta global
Mercado de açúcar deve registrar pequeno déficit em 2026/27, diz corretora Czarnikow
Açúcar recua após sequência de altas, mas oferta global segue no centro das atenções
Açúcar opera sem direção única, com mercado acompanhando exportações do Brasil