Lucro da Copersucar cai 58,6% em 2023/24 com queda de preços de açúcar e etanol
![]()
RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Copersucar, líder mundial na comercialização de açúcar e etanol, registrou lucro líquido de 281 milhões de reais na safra 2023/24, recuo de 58,6% em relação à temporada passada, diante da maior queda de preços internacionais do açúcar dos últimos 13 anos e um declínio sem precedentes dos preços domésticos do etanol ao longo da safra, informou a companhia nesta quarta-feira.
O resultado ocorreu apesar do avanço de 17,9% das vendas de açúcar no mercado externo em 23/24 ante a temporada anterior, para 11,2 milhões de toneladas, e de uma alta de 5% na comercialização do adoçante no mercado interno no período, para 2,1 milhões de toneladas.
Já no caso do etanol, as vendas a partir do Brasil cresceram 82,7% em 23/24, contra a temporada anterior, a 9,5 bilhões de litros. Já as vendas a partir dos Estados Unidos subiram 11,6%, a 7,7 bilhões de litros.
A companhia ponderou, no entanto, que "ainda que o montante (do resultado) seja inferior aos registrados nos últimos anos, esse é o quinto maior lucro líquido do histórico de 15 anos da Copersucar S.A., o que demonstra a resiliência do nosso portfólio de negócios".
(Por Marta Nogueira e Marcelo Teixeira)
0 comentário
Açúcar sobe mais de 2% nesta 6ªfeira (19) mas encerra semana com baixas em NY e Londres
Mercado do açúcar sobe mais de 1% nesta sexta-feira (19)
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol