Maior produção de etanol impedirá exportações de açúcar da Índia em 24/25, diz Wilmar
![]()
Por Marcelo Teixeira
NOVA YORK (Reuters) - O aumento da produção de etanol na Índia devido a taxas de mistura mais altas reduzirá a disponibilidade local de açúcar e impedirá que o país exporte açúcar na temporada 2024/25, disse a trading de commodities Wilmar, com sede em Cingapura.
A Índia é o segundo maior produtor de açúcar do mundo, depois do Brasil, mas o país tem se ausentado dos mercados de exportação para garantir o abastecimento local, uma vez que uma parcela maior de sua produção de sacarose é desviada para a fabricação de etanol.
A Wilmar projetou, nesta segunda-feira, que um total de 5 milhões de toneladas métricas de sacarose será desviado para a produção de etanol na temporada 2024/25, já que a Índia tem como meta taxas mais altas de mistura de etanol na gasolina para reduzir suas importações de petróleo.
Como resultado, a trading asiática estima que a produção líquida de açúcar chegue a apenas 27,5 milhões de toneladas na Índia, para um consumo total no país de 29,5 milhões de toneladas.
A diferença virá dos estoques, que a Wilmar projetou que cairão 2 milhões de toneladas para 3,3 milhões de toneladas no final da temporada.
"O desvio de açúcar para o etanol levará a Índia a um S&D (oferta e demanda) apertado de açúcar nesta temporada", disse a trading em uma nota.
"Nesse contexto, parece irrealista ver a Índia exportando açúcar em 2024/25, mas há um risco real de aperto até o final da temporada na Índia (final de outubro de 2025), com estoques mais baixos."
Espera-se que o Brasil tenha um longo período de entressafra devido à seca deste ano, que atrasará o desenvolvimento da safra para 2025. Sem as exportações indianas, outros produtores menores terão que atender à demanda de exportação no primeiro trimestre de 2025.
(Reportagem de Marcelo Teixeira)
0 comentário
Açúcar sobe mais de 2% nesta 6ªfeira (19) mas encerra semana com baixas em NY e Londres
Mercado do açúcar sobe mais de 1% nesta sexta-feira (19)
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol