Setor de açúcar da Índia tem início de temporada lento, com queda da produção
![]()
MUMBAI (Reuters) - As usinas de açúcar da Índia produziram 2,79 milhões de toneladas desde o início da atual temporada, em 1º de outubro, uma queda de 35,4% em relação ao ano anterior, já que as usinas de dois Estados importantes iniciaram as operações mais tarde do que o normal, informou um órgão do setor nesta segunda-feira.
A menor produção de açúcar pode levar o segundo maior produtor mundial do adoçante a não alocar cotas de exportação e apoiar os preços globais.
O início da moagem de cana-de-açúcar no Estado ocidental de Maharashtra e no vizinho Karnataka foi adiado, mas em breve a moagem ganhará impulso, disse Prakash Naiknavare, diretor administrativo da Federação Nacional das Fábricas Cooperativas de Açúcar Ltda (NFCSF).
A produção de Maharashtra nos dois primeiros meses da nova temporada caiu 66% em relação ao ano anterior, para 460.000 toneladas, enquanto a produção de Karnataka recuou 36%, para 700.000 toneladas, informou o órgão do setor.
As usinas de Uttar Pradesh, no norte do país, produziram 1,29 milhão de toneladas, 1% a menos do que há um ano.
Até o final de novembro, 381 usinas de açúcar no país haviam iniciado as operações de moagem, em comparação com 433 no mesmo período do ano anterior, disse Naiknavare.
A Índia poderia produzir 28 milhões de toneladas de açúcar em 2024/25, abaixo das 31,9 milhões de toneladas produzidas há um ano, estima a NFCSF, na sigla em inglês.
(Reportagem de Rajendra Jadhav)
0 comentário
Açúcar sobe mais de 2% nesta 6ªfeira (19) mas encerra semana com baixas em NY e Londres
Mercado do açúcar sobe mais de 1% nesta sexta-feira (19)
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol