Exportação de açúcar mexicano aos EUA pode parar se a tarifa for aplicada, diz Czarnikow
![]()
NOVA YORK (Reuters) - As exportações de açúcar mexicano para os Estados Unidos poderão cessar se o novo governo Trump levar adiante a ideia de aplicar uma tarifa de 25% sobre o produto do México, disse a corretora e prestadora de serviços de cadeia de suprimentos Czarnikow em um relatório na quinta-feira.
O presidente eleito Donald Trump prometeu impor uma tarifa de 25% sobre o Canadá e o México se os países não mudarem suas políticas de comércio de produtos como os farmacêuticos e não agirem para controlar a imigração ilegal.
"A tarifa proposta provavelmente interromperia todos os fluxos de açúcar mexicano para os EUA", disse o relatório escrito pelo analista-chefe da Czarnikow, Stephen Geldart.
Os EUA importam cerca de um terço do açúcar que consomem. O México é seu maior fornecedor, já que utiliza uma cota isenta de impostos como parte do Acordo Estados Unidos-México-Canadá.
Geldart disse que uma tarifa de 25% inviabilizaria as exportações de açúcar mexicano para os EUA. Ele disse que os participantes do mercado de açúcar da América do Norte não acreditam que Trump vá levar adiante a tarifa.
"No entanto, não gostamos desse argumento, pois ele sugere que o presidente eleito Trump colocará a economia acima da influência política", disse o analista.
Se os 25% forem aplicados, os EUA terão um déficit anual de açúcar entre 500.000 toneladas métricas e 1 milhão de toneladas.
"Os preços do açúcar nos EUA provavelmente subiriam, no mínimo, a um nível em que as importações de açúcar com taxas se tornariam viáveis", disse o relatório, acrescentando que o governo dos EUA provavelmente teria que aumentar a cota tarifária acordada com a Organização Mundial do Comércio.
Nesse caso, o principal beneficiário seria o Brasil, o maior produtor e exportador do mundo.
"Questionamos se Trump gostaria que o governo Lula fosse um dos principais vencedores da Guerra Comercial de 2025. A questão vai além do açúcar e se estende a outras commodities, como milho e soja", disse Geldart, referindo-se ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
(Reportagem de Marcelo Teixeira)
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY