Previsão de chuvas no Brasil pressiona mercado do açúcar, que recupera perdas nessa segunda (31)
![]()
Nesta segunda-feira (31), o mercado do açúcar encerra o mês de março em forte volatilidade. Em Nova Iorque, o contrato maio/25 é negociado a 19.10 cents de dólar por libra-peso, um aumento de 0,74%. Já em Londres, o mesmo vencimento é cotado a US$ 538.00 por tonelada, alta de 0.43%.
Apesar da recuperação de hoje em relação ao último fechamento, as cotações seguem pressionadas principalmente pelas previsões de chuvas para o Centro-Sul do Brasil, o que alivia parte das preocupações com os efeitos da seca sobre a safra 2025/26. “As previsões de chuva no Brasil aliviaram as preocupações com a seca e pesaram sobre os preços do açúcar”, destaca o portal Barchart.
Segundo o Inmet, as chuvas devem se concentrar durante o mês de abril especialmente na parte leste da Região Sudeste, condição considerada favorável para o desenvolvimento dos canaviais.
Segundo a UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), a moagem de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil registrou queda na primeira quinzena de março. As unidades processaram 1,83 milhão de toneladas, volume 17,81% inferior às 2,22 milhões de toneladas registradas no mesmo período da safra 2023/2024. No acumulado da safra 2024/2025, até 16 de março, a moagem totalizou 617,28 milhões de toneladas, o que representa um recuo de 4,94% frente às 649,35 milhões de toneladas registradas no mesmo intervalo da safra anterior.
Nos primeiros quinze dias de março, 19 unidades iniciaram a moagem da nova safra 2025/2026. Ao final da quinzena, 37 unidades estavam em operação na região Centro-Sul — 22 usinas processando cana-de-açúcar, 10 unidades produzindo etanol a partir do milho e o restante formado por usinas flex. No mesmo período do ano passado, 41 unidades estavam em operação.
Em relação à qualidade da matéria-prima, o nível de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) foi de 99,17 kg por tonelada de cana-de-açúcar na primeira quinzena de março — valor 9,82% inferior aos 109,96 kg/ton observados em igual período do ciclo anterior. No entanto, no acumulado da safra, o ATR atingiu 141,35 kg/ton, o que representa uma alta de 1,38% em comparação com o mesmo período da safra passada.
0 comentário
Açúcar sobe mais de 2% nesta 6ªfeira (19) mas encerra semana com baixas em NY e Londres
Mercado do açúcar sobe mais de 1% nesta sexta-feira (19)
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol