Tereos prevê queda de 9% na área de beterraba sacarina da UE na próxima temporada
![]()
GENEBRA, 23 de abril (Reuters) - O grupo francês Tereos, um dos maiores produtores de açúcar do mundo, estimou na quarta-feira um declínio de 9% na área plantada de beterraba na Europa na próxima temporada, à medida que a queda dos preços no bloco cobra seu preço.
Graças ao aumento das exportações de açúcar da Ucrânia, à alta produção e à queda no consumo, os preços do açúcar na União Europeia caíram em fevereiro para 541 euros (US$ 614,04) por tonelada métrica, uma queda de 35% em relação ao ano anterior e o menor valor desde setembro de 2022, mostram dados da Comissão Europeia.
Na conferência sobre açúcar da S&P Global em Genebra, o diretor comercial da Tereos, David Souriau, disse que o declínio projetado na área cultivada é "importante" para o setor açucareiro.
Outros participantes do mercado projetaram quedas mais modestas.
Quase metade dos entrevistados na conferência disseram que veem a área plantada de beterraba da UE caindo de 5% a 8% na próxima temporada de 2025/26, que vai de outubro a setembro.
A UE é o terceiro maior produtor de açúcar do mundo, portanto, uma área cultivada menor provavelmente significa menor produção, o que pode ajudar a conter o declínio nos preços globais do açúcar, que estão próximos das mínimas dos últimos dois anos e meio.
Souriau disse que também está preocupado com os recentes fechamentos de fábricas na França , República Tcheca e Áustria.
Os fechamentos apertam o mercado e dão aos preços do adoçante uma chance de se recuperar, mas também podem levar à volatilidade dos preços, o que é difícil para o setor administrar.
"Uma vez fechada, a capacidade não pode ser reconstruída instantaneamente. Esses eventos levantam questões sobre o risco de volatilidade e, para mim, esse é um aspecto fundamental (do mercado) para este ano e para os próximos", disse ele.
($1 = 0,8811 euros)
Reportagem de May Angel; Reportagem adicional de Sybille de la Hamaide; Edição de Louise Heavens e Richard Chang
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY