Navio oceânico movido a vento leva açúcar brasileiro à China de forma mais sustentável
O TAC – Terminal Açucareiro Copersucar, no Porto de Santos, recebeu na última semana de maio o Pyxis Ocean. O navio, fretado pela Cargill, foi contratado pela Alvean, empresa do ecossistema Copersucar especialista em originação, comercialização e trading de açúcar, para transportar 72 mil toneladas de açúcar com destino à China.
O Pyxis Ocean é equipado com dois WindWings®, que medem 37,5 metros de altura equivalentes a três jatos 747 combinados. As asas são instaladas verticalmente para capturar o vento e trazer o navio para a frente, permitindo que o motor do navio tenha sua necessidade reduzida ao mesmo tempo para que possa viajar na mesma velocidade de um navio convencional, porém utilizando menos combustível. A tecnologia permite uma redução de até 30% no consumo de combustível nas condições ideais, proporcionando significativamente a pegada de carbono do transporte marítimo.
“Para o Ecossistema Copersucar, essa operação representa uma oportunidade de testar soluções que estejam alinhadas à nossa estratégia de logística multimodal eficiente com menor emissão, e reforçar nosso compromisso com a sustentabilidade na cadeia logística”, disse Rodrigo Lima, diretor de Logística e Operações da Copersucar.
A Copersucar é líder na comercialização de açúcar no mundo e contribui para a alimentação de 525 milhões de pessoas ao ano em mais de 70 países.
0 comentário
Açúcar sobe mais de 2% nesta 6ªfeira (19) mas encerra semana com baixas em NY e Londres
Mercado do açúcar sobe mais de 1% nesta sexta-feira (19)
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol