Navio oceânico movido a vento leva açúcar brasileiro à China de forma mais sustentável
O TAC – Terminal Açucareiro Copersucar, no Porto de Santos, recebeu na última semana de maio o Pyxis Ocean. O navio, fretado pela Cargill, foi contratado pela Alvean, empresa do ecossistema Copersucar especialista em originação, comercialização e trading de açúcar, para transportar 72 mil toneladas de açúcar com destino à China.
O Pyxis Ocean é equipado com dois WindWings®, que medem 37,5 metros de altura equivalentes a três jatos 747 combinados. As asas são instaladas verticalmente para capturar o vento e trazer o navio para a frente, permitindo que o motor do navio tenha sua necessidade reduzida ao mesmo tempo para que possa viajar na mesma velocidade de um navio convencional, porém utilizando menos combustível. A tecnologia permite uma redução de até 30% no consumo de combustível nas condições ideais, proporcionando significativamente a pegada de carbono do transporte marítimo.
“Para o Ecossistema Copersucar, essa operação representa uma oportunidade de testar soluções que estejam alinhadas à nossa estratégia de logística multimodal eficiente com menor emissão, e reforçar nosso compromisso com a sustentabilidade na cadeia logística”, disse Rodrigo Lima, diretor de Logística e Operações da Copersucar.
A Copersucar é líder na comercialização de açúcar no mundo e contribui para a alimentação de 525 milhões de pessoas ao ano em mais de 70 países.
0 comentário
Vendas no Centro-Sul atingem 1,33 bilhão de litros nos primeiros quinze dias de janeiro
Exportações de açúcar fecham janeiro com queda de 27,2% no faturamento frente a 2025
Fixação de preço do açúcar do Brasil em NY atinge 38%, abaixo do ano anterior, diz Archer
Açúcar amplia perdas em NY e Londres com expectativa de excesso de oferta global
Centro-Sul deve impulsionar novo ciclo de excesso de oferta no mercado global de açúcar, avalia Hedgepoint
Preços internacionais sentem pressão de safra robusta e chegam a 13 cents em NY