Fenasucro & Agrocana 2025 reforçam compromisso ambiental com o programa Canaoeste Verde
A Fenasucro & Agrocana, que acontece de 12 a 15 de agosto, em Sertãozinho/SP, vai muito além da geração de negócios e inovação tecnológica. Nesta 31ª edição, o evento reafirma seu compromisso com a sustentabilidade por meio do Canaoeste Verde, programa de compensação de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e de valorização de produtores rurais que preservam a vegetação nativa em suas propriedades.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Fenasucro & Agrocana e a Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo) e prevê a neutralização das emissões geradas nas áreas comuns do evento, incluindo montagem, realização e desmontagem. Os gases que precisam ser compensados incluem o dióxido de carbono (CO₂ ) , o metano (CH₄ ) , o óxido nitroso (N₂O ) e o ozônio (O₃ ) .
Como funciona?
Para calcular quantos gases são emitidos e qual é a área necessária para neutralizá-los, será utilizada uma ferramenta automática criada pela equipe técnica da Canaoeste, em parceria com o escritório BBMOV. As metodologias seguidas seguem as cláusulas do Programa Brasileiro GHG Protocol, referência nacional para a mensuração de gases de efeito estufa.
O programa ainda determina que os créditos de carbono utilizados serão gerados pelos próprios produtores associados à Canaoeste, certificados pela Bonsucro, que mantenham áreas preservadas e adotem práticas agrícolas sustentáveis.
"O Canaoeste Verde é mais que uma ação compensatória. É uma demonstração concreta de que o agronegócio brasileiro está pronto para liderar soluções ambientais de impacto real, conectando tecnologia, sustentabilidade e valorização do produtor rural", afirma Almir Torcato, gestor executivo da Canaoeste.
Além disso, os expositores da feira poderão, de forma voluntária, calcular e neutralizar as emissões específicas de seus estados com uma calculadora exclusiva disponibilizada pelo programa.
"Queremos ampliar a conscientização ambiental e mostrar que é possível realizar grandes eventos com responsabilidade climática. O setor sucroenergético tem protagonismo nesse caminho e a Fenasucro & Agrocana é o palco ideal para isso", destaca Paulo Montabone, diretor da feira.
Com mais de 600 marcas expositoras e visitantes de mais de 60 países, a Fenasucro & Agrocana reforça em 2025 o papel estratégico do setor na construção de um futuro mais sustentável.
Credenciamento
O credenciamento para a 31ª Fenasucro & Agrocana, gratuito e destinado aos visitantes , já está aberto e pode ser feito por meio do site oficial do evento . Já o credenciamento para imprensa e assessoria será aberto em breve.
0 comentário
Açúcar fecha em baixa nesta 5ª feira (04) com menor preocupação sobre oferta global
Clima favorece avanço do Sphenophorus e controle da praga se torna mais desafiador
Açúcar opera em leve alta após quedas recentes com influência da Índia e do Brasil
Açúcar: Altas perdem força e preços fecham mistos em NY e Londres nesta 4ª feira
Açúcar mantém movimento de alta nessa quarta-feira (03)
Açúcar avança com expectativa de redução de área na União Europeia