Temporal arrasta carros e provoca alagamentos em São Paulo; chuva forte deve continuar na próxima semana
![]()
A chuva forte voltou a provocar estragos na cidade de São Paulo na madrugada desta sexta-feira (16). Pelo menos 29 carros foram arrastados pela enxurrada, em mais um episódio de temporal que atinge a capital paulista nesta semana. O volume de água também levou a Defesa Civil a emitir alertas para a população diante do risco de alagamentos.
O córrego do Sapateiro, localizado no Parque do Ibirapuera, na zona sul da capital, acumulou 76,6 milímetros de chuva durante a madrugada. A precipitação começou por volta de 1h47, e todas as regiões da cidade entraram em estado de atenção para alagamentos, conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).
A Defesa Civil enviou avisos por SMS e pelo sistema Cell Broadcast, que permite a transmissão de alertas diretamente aos celulares em áreas de risco. As notificações também abrangeram municípios do interior paulista, além da Região Metropolitana, do litoral e de áreas do Vale do Ribeira e do Vale do Paraíba.
O novo temporal ocorre após uma sequência de episódios de chuva intensa que causaram transtornos na capital. Na quarta-feira (14), alagamentos atingiram ruas e estações de metrô, enquanto a água invadiu o túnel do Anhangabaú e deixou veículos submersos. Deslizamentos de terra também provocaram mortes na cidade.
Risco de temporal
De acordo com o meteorologista Francisco de Assis, a passagem de uma frente fria, associada à formação de áreas de instabilidade, mantém as condições favoráveis à ocorrência de chuva em diferentes regiões do estado.
A previsão indica que as precipitações devem continuar ao longo do fim de semana, principalmente na porção leste e no norte paulista. Já no sudoeste do estado, incluindo áreas da região do Paranapanema, a tendência é de diminuição das chuvas nesse período.
No início da próxima semana, o tempo deve apresentar uma trégua em boa parte do território paulista, com redução significativa das precipitações. A melhora, porém, tende a ser temporária.
Segundo Francisco de Assis, a chuva deve ganhar força novamente a partir de meados da próxima semana, com possibilidade de temporais mais abrangentes na segunda metade do período.
“Para o final da próxima semana, a condição de chuva aumenta muito, atingindo grande parte das regiões canavieiras de São Paulo, com volumes de 50 a 100 milímetros em algumas áreas”, destaca.
0 comentário
Temporal arrasta carros e provoca alagamentos em São Paulo; chuva forte deve continuar na próxima semana
Produção de açúcar no centro-sul do Brasil cai 6% na 2ª quinzena de setembro, aponta governo
Açúcar sobe nas bolsas e volta a se aproximar das máximas recentes com temor de déficit global
Biometano da cana substitui diesel em mais de 70 caminhões que transportam açúcar até Santos
Açúcar despenca nas bolsas internacionais nesta 4ª feira (14) com disparada do dólar