Governo adota medidas para ajustar oferta de etanol

Publicado em 22/07/2011 11:38
Criar uma fórmula fechada que faça com que os produtores e distribuidores mantenham o abastecimento de etanol constante, mesmo no período de entressafra da cana-de-açúcar, essa tem sido a principal dificuldade do Governo Federal para manter a oferta do combustível no mercado.

O governo pretende estipular que o agricultor apresente todo dia 1º de março um estoque de anidro que corresponda a pelo menos 8% da sua produção dos últimos onze meses. Essa é uma das mais de 100 propostas que foram enviadas à ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e que agora técnicos de várias áreas do governo tentam amarrar.

“Não adianta resolver o problema de março se não temos a segurança de abastecimento em dezembro e, principalmente, em janeiro e fevereiro. Temos a garantia dos 8%, mas o problema agora é resolver o primeiro bimestre” disse uma fonte do governo que participou nesta última quinta-feira, dia 21, de uma reunião para discutir o assunto. Estiveram no encontro técnicos dos ministérios de Minas e Energia e da Agricultura, além da ANP.

O setor privado não recebeu com ânimo a idéia de ter de arcar com os custos de armazenamento de etanol. Já o governo vê na medida a única saída encontrada para o problema.

No encontro, ficou claro que quem sentirá na pele a falta de fartura de álcool na hora de abastecer é o consumidor. “Teremos de conviver com esse problema de menor oferta de etanol pelo menos nos próximos dois anos”, afirmou um terceiro participante.

Este ano o governo ofereceu linhas de financiamento para renovar canaviais. No entanto, falta saber se os produtores terão interesse no crédito.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário