Chuvas intensas: Rio de Janeiro e São Paulo têm alerta para temporais pelo menos até sábado (5)
![]()
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou o alerta de para grande perigo sobre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro a partir desta quinta-feira (3). A maior ênfase para as chuvas intensas acontece a partir de sexta-feira (4), com volumes significativos que podem ultrapassar os 100 mm em 24 horas, e rajadas de vento com intensidade em torno de 100 km/h.
Esse alerta afeta as regiões Sul Fluminense, Vale do Paraíba Paulista, Baixadas, Metropolitana do Rio de Janeiro, Metropolitana de São Paulo, Litoral Sul Paulista, Centro Fluminense. Nessas áreas, de acordo com o Inmet, existe grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.
Nesta quinta-feira o Inmet informou que o ápice dos temporais nessas áreas deve estender pelo menos até sábado (5), com acumulados de chuva significativos. Nesta quinta-feira (3), a previsão é de chuvas fortes localizadas nessas áreas de São Paulo, além do sul e Triângulo Mineiro, Mato Grosso do Sul, Paraná e parte de Santa Catarina, mas com menor severidade.
O Instituto explica que as chuvas em parte do Sudeste resultam do aumento da umidade na atmosfera, favorecido pela atuação de uma frente fria no oceano, combinada com a topografia acidentada da faixa leste da região.
0 comentário
Áreas do Sul e Sudeste têm previsão de chuvas nesta quinta-feira
Inmet: Previsão indica retorno da chuva e aumenta a atenção na colheita e secagem do café no Sudeste
Alerta de Tempestade para Quinta-Feira no Sul | Previsão do Tempo 27/08/2026
El Niño e calor recorde aumentam atenção para o clima no Brasil
Chuva chega mais cedo ao campo, mas calor exige atenção do produtor
Quarta-feira terá chuva e risco de temporais no Sul, Sudeste e Centro-Oeste; calor e tempo seco preocupam no campo