Inmet alerta para geada no Sul e baixa umidade em diferentes regiões do Brasil
![]()
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo potencial para geada e baixa umidade que atingem diferentes regiões do país entre esta quarta-feira (8) e quinta-feira (9).
Segundo o instituto, o alerta de perigo potencial para geada válido entre 0h e 9h desta quarta-feira (8) abrange áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além do sul de Mato Grosso do Sul e da região de Presidente Prudente, em São Paulo. O aviso prevê temperaturas mínimas de até 3°C e risco leve de perdas em plantações.
De acordo com a previsão do Inmet, o tempo firme predomina na Região Sul após a passagem de um sistema frontal, mantendo as condições favoráveis para a formação de geada. Há possibilidade apenas de chuva isolada no extremo leste do Paraná e no litoral norte de Santa Catarina.
Para a madrugada de quinta-feira (9), o instituto também emitiu um alerta de perigo potencial para geada, válido entre 0h e 7h. O aviso inclui áreas do sul e sudoeste de Minas Gerais, da Macro Metropolitana Paulista, do Vale do Paraíba Paulista, da região de Campinas e do sul fluminense, onde as temperaturas também podem atingir 3°C.
Além do frio, o Inmet emitiu alertas de perigo potencial para baixa umidade durante as tardes de quarta-feira (8) e quinta-feira (9). Os avisos indicam umidade relativa do ar entre 20% e 30%, com baixo risco de incêndios florestais e de impactos à saúde.
Nesta quarta-feira, o alerta abrange uma extensa área do Centro-Oeste, além de localidades das regiões Norte, Nordeste e do norte de Minas Gerais. Há ainda um aviso específico para o oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e sul de Mato Grosso do Sul, válido entre 12h e 19h.
Na quinta-feira (9), a condição de baixa umidade persiste sobre parte do Centro-Oeste e alcança áreas do interior de São Paulo, de Minas Gerais, do Distrito Federal e de estados das regiões Norte e Nordeste. Segundo o Inmet, o tempo seco deve predominar nessas áreas, sem previsão de chuva, favorecendo a redução dos índices de umidade relativa do ar durante a tarde.
0 comentário
RS entra no pico do tempo severo e veranico continua | Previsão do Tempo 18 e 19/07/2026
RS entra no pico do tempo severo e veranico continua | Previsão do Tempo 18 e 1907/2026
Inmet mantém alertas para tempestades no Rio Grande do Sul e vendavais no Centro-Sul
Sul em alerta para tempestades ao longo da próxima semana
Inmet alerta para tempestades com risco de granizo e ventos de até 100 km/h no Rio Grande do Sul
Previsão do tempo para todo o Brasil 16-07-2026