Calor antecipa colheita noturna em vinícola na Espanha
![]()
Por Horaci Garcia
EL BEDORC, Espanha, 10 Ago (Reuters) - Usando lanternas de cabeça e equipados com tesouras de poda, os trabalhadores de uma vinícola a noroeste de Barcelona, na Espanha, iluminam os vinhedos antes do amanhecer e começam a colher uvas às 3 da manhã, enquanto a região da Catalunha registra a colheita de uvas mais adiantada de sua história, devido ao calor escaldante do verão.
Na Gramona, uma vinícola na região de Anoia, os trabalhadores começaram a colheita várias semanas antes das datas tradicionais de agosto.
Após ondas de calor consecutivas e temperaturas bem acima da média na Europa, empresas e instituições em todo o continente estão tentando se adaptar às mudanças climáticas.
O calor foi muito desgastante para várias pessoas, chegando a causar problemas de saúde em algumas delas, disse Roc Gramona, diretor técnico da vinícola.
"Tivemos que tomar uma decisão porque esses 35 ou 45 graus Celsius eram intensos demais para eles", disse ele. O calor também foi desgastante para as plantas e fez com que as uvas amadurecessem muito mais rápido, acrescentou Gramona.
"Acho que não voltaremos à colheita durante o dia e continuaremos colhendo à noite."
De acordo com o Reuters Climate Monitor, as temperaturas médias em Barcelona durante julho ficaram 5,8 °C acima da média histórica do período de 1961 a 1990.
Começar antes do amanhecer permite que as equipes trabalhem em temperaturas mais amenas e ajuda a garantir que as uvas cheguem à vinícola em condições ideais, disse David Altes, um dos trabalhadores.
A Gramona iniciou a colheita deste ano em 22 de julho, marcando a colheita mais antecipada da história na Catalunha. As variedades atualmente em colheita são Chardonnay e Pinot Noir, ambas utilizadas na produção de vinhos espumantes.
(Reportagem de Horaci Garcia; Redação de Javi West Larrañaga)
0 comentário
Inmet divulga prognóstico com impactos do clima sobre as culturas agrícolas em outubro
Temporais voltam ao RS neste fim de semana e São Paulo sem chuva
Furacão Polo volta a ganhar força e pode atingir novamente a Categoria 5 no Pacífico
ONS vê chuvas acima da média em hidrelétricas do Sul e Sudeste/Centro-Oeste em outubro
Onda de calor ganha força no Centro-Sul, mas chuva volta a avançar na próxima semana
Aumento de temperatura liga o alerta em todo o Brasil