El Niño se intensifica, supera 90% de chance de ser muito forte e deve persistir em 2027

![]()
A Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) aponta para um forte agravamento do El Niño nos próximos meses. Segundo a atualização divulgada nesta quinta-feira (13), há mais de 90% de probabilidade de ocorrência de um evento muito forte durante a primavera e o verão no Hemisfério Sul.
O fenômeno já se intensificou no último mês, com anomalias de temperatura da superfície do mar superiores a +2,0°C no Pacífico Equatorial oriental. Em julho, o índice Niño-3.4 ficou em +1,4°C, enquanto o Niño-3 registrou +1,7°C e o Niño-1+2 alcançou +2,9°C.
A NOAA também projeta que o El Niño continue se fortalecendo até o fim de 2026. Para o trimestre de outubro a dezembro, há 69% de probabilidade de um evento histórico, com intensidade superior à observada em episódios anteriores registrados desde 1950.
Além da possibilidade de um evento intenso, o fenômeno deve persistir até o início de 2027. As projeções da NOAA indicam mais de 80% de probabilidade de El Niño entre março e maio de 2027, embora a intensidade e os impactos exatos ainda dependam da evolução das condições oceânicas e atmosféricas.
Para o Brasil, um El Niño forte costuma favorecer o aumento das chuvas no Sul e elevar o risco de períodos mais secos e quentes em partes do Norte e Nordeste. Os impactos, no entanto, variam de acordo com a intensidade do fenômeno e a interação com outros padrões atmosféricos.
0 comentário
El Niño se intensifica, supera 90% de chance de ser muito forte e deve persistir em 2027
Açúcar fecha em alta com mercado atento ao clima e à oferta global
Sul do Brasil segue com alerta para tempestades nesta sexta e sábado
São Paulo entra em alerta vermelho para onda de calor com temperaturas de até 40°C
Veranico espalha calor pelo Brasil e pode levar temperaturas a 42°C
Chuva e risco de temporais no Sul contrastam com calor de até 40°C no Centro-Oeste